Novidade! Nubank também terá cartão virtual com a função débito

Uma boa notícia para quem tem conta no Nubank: será possível criar um cartão virtual na função débito para fazer compras on-line.

A novidade foi descoberta nos últimos dias, depois que alguns usuários comentaram ter visto o novo recurso no aplicativo do banco. O Nubank, pelo Twitter, confirmou a veracidade da informação, ou seja, os clientes realmente poderão gerar um cartão de débito virtual pelo app.

Quer saber para que serve um cartão virtual e como criar o seu pelo aplicativo do Nubank? Continue lendo o artigo!

Para que serve um cartão virtual?

Um cartão virtual é como se fosse um “espelho” do seu cartão físico. Todas as compras realizadas nele irão para a mesma fatura do seu cartão de plástico (caso ele seja de crédito). Porém, ele é usado para fazer compras na Internet, por garantir mais segurança e dar a comodidade de não precisar ter o cartão original em mãos para realizar uma compra online.

No caso do cartão virtual com a opção de débito, o valor da compra é debitado diretamente do saldo da conta digital que estiver atrelada a ele.

Por que um cartão virtual é mais seguro?

Porque quando você gera uma versão virtual do seu cartão, ele terá um número provisório com prazo de validade, que pode ser de uma compra, por exemplo. Assim, quando você efetua o pagamento, ele será aprovado normalmente, mas o número irá deixar de existir logo depois de usá-lo.

Para efetuar uma nova compra, você pode gerar um novo cartão virtual, que virá com outro número.

Isso evita clonagens e ações de criminosos, que costumam utilizar sites e e-mails maliciosos para coletar informações sobre o seu cartão. Como o cartão virtual não tem um número fixo e possui prazo de validade curto, você fica mais protegido.

 

Porém, é importante lembrar que ele só serve para compras on-line. Para compras em lojas físicas, você precisará usar o seu cartão de plástico ou algum aplicativo de pagamento pelo celular.

Como funciona o cartão de débito virtual do Nubank?

Antigamente, o Nubank só oferecia a versão virtual do cartão de crédito deles, o famoso roxinho. Porém, como nem todo mundo conseguia ser aprovado, muitos usavam apenas a função de débito do cartão físico.

Agora também será possível gerar um cartão virtual para a função de débito, gratuitamente e direto pelo app do Nubank.

Quando você cria o seu cartão virtual, ele fica pronto na hora e vem com número, validade e código de verificação diferentes do cartão de plástico. Basta informar esses dados na hora de fazer a sua comprar em um site ou aplicativo.

Todas as compras realizadas com ele serão debitadas diretamente do saldo da sua conta digital do Nubank, por isso, é necessário ter saldo suficiente para realizar as transações.

Como criar o cartão de débito virtual no aplicativo do Nubank?

O procedimento é bem simples. Confira:

  1. Entre no aplicativo do Nubank
  2. Logo abaixo do seu saldo, terá um carrossel com algumas opções
  3. Clique em “Cartão virtual”
  4. Digite sua senha
  5. Pronto! Agora você já pode realizar compras on-line com os dados gerados. Também é possível apagar ou bloquear os cartões virtuais criados.

Onde eu poderei usar o cartão de débito virtual?

Ao contrário do cartão de crédito, que normalmente é aceito em quase todos os lugares, o cartão virtual com a função de débito só poderá ser usado para compras em sites e aplicativos que aceitem pagamento com cartão de débito.

Porém, alguns aplicativos famosos como Uber, Spotify e Netflix aceitam este tipo de pagamento.

Conclusão

 

Para quem não teve a função crédito aprovada no cartão do Nubank, ou até teve, mas está com pouco limite disponível, agora poderá criar uma versão virtual do cartão com a opção débito, para compras em sites e aplicativos que aceitem esta forma de pagamento.

Além da comodidade de não precisar ter o cartão físico em mãos, o cartão virtual também é uma forma mais segura de realizar compras pela Internet.

Matheus Rabello

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo e atualmente cursando a segunda graduação, em Administração, também na UFES. Atua como redator publicitário e criador de conteúdo freelancer, com foco em SEO.