Novos hábitos financeiros: como mudar pós pandemia?
Após um ano conturbado, é hora de pensar em novos hábitos
Após longos oito meses de pandemia da covid-19 no Brasil e mais tempo ainda no mundo, quem felizmente conseguiu escapar ileso por essa doença terrível agora tenta juntar os cacos, sejam eles pessoais, profissionais ou financeiros. O “novo normal”, consequentemente também trouxe alguns novos hábitos que podem ser benéficos no futuro, caso permaneçam.
Hábitos como ficar mais em casa, trazendo o lazer para dentro e não fora podem fazer com que suas vontades mudem, assim, aparecem brechas para economizar dinheiro, por exemplo. Muita gente saiu diferente desse isolamento e aprendeu coisas novas sobre si mesmo e sobre a família.
Com isso, é hora de repensar o que mudou e o que pode ser aproveitado. Se foi o seu caso, ótimo! Mas se não, trazemos algumas dicas para que você tenha esses novos hábitos e passe a respeitar mais o dinheiro, trazendo ele mais perto de você através de atitudes simples.
Como criar um hábito?
Há diversas maneiras de criar um hábito. Alguns autores falam sobre uma quantidade certa de dias para que uma atitude se torne rotina, ou um hábito, Outros apenas pregam a disciplina e paciência, para que quando você menos perceber, criar um hábito. O que é certo nisso tudo, é que só se cria um hábito “forçando” alguma atitude até que ela seja confortável e claro, que algum momento você veja resultado naquilo. Pronto! Você tem um novo hábito.
Mantendo um hábito
Para que esse hábito seja mantido ele precisa trazer bons resultados. Só assim é que há o entendimento que aquela atitude deve ser mantida. É importante não se dar conta, realmente, de que tem um novo hábito: apenas faça. Quando perceber, aquele resultado já será parte de você. Esse é um dos segredos para manter um hábito
Como não desistir
É muito difícil, principalmente nos primeiros dias, não querer desistir do novo hábito. A verdade é o tempo todo as chances de quebrar a atitude vão aparecer, cada vez mais latentes. Uma das dicas para não desistir da rotina estabelecida é disciplina com pequenas recompensas.
Estabeleça metas durante seus hábitos, a cada nova conquista se dê pequenos presentes para conseguir manter o caminho. Faça o teste. Automaticamente, você não precisará mais disso em algum momento e saberá que o novo hábito virou rotina.
Quer desistir? Ok, só volta!
Não é errado desistir de um hábito, nem que seja por alguns dias, mas, é muito ruim desistir e não voltar mais! Se está cansado ou desanimado, ok! Só não espere muito tempo para retomar de onde parou e atingir seus resultados. Quando o caso é juntar dinheiro, por exemplo, será muito difícil recuperar o que foi perdido. Fique atento! Agora, vamos as dicas.
Hábitos saudáveis para sua vida financeira
O fim do ano é propício para começar a planejar as metas e se organizar, principalmente em relação a dinheiro e novos hábitos para deixar sua relação mais saudável com as finanças. Veja algumas dicas para começar hoje e observar o que pode ser mudado após hábitos adquiridos na pandemia.
Ficar mais em casa
Por mais que pareça mais caro ou menos vantajoso, o isolamento ensinou algumas pessoas a ficar mais em casa e ser criativo na hora de celebrar ou ajustar as coisas no dia a dia. Um aniversário para poucas pessoas fica mais barato do que uma festa para todos os seus conhecidos, assim como um filme na sua tv é mais em conta do que ir ao cinema. Observe como você pode, em casa, aproveitar seu tempo sem gastar muito.
Guardar dinheiro
Quantas pessoas foram pegas de surpresa pelos efeitos da pandemia? Empresas fecharam, salários foram reduzidos e até uma renda inteira foi perdida por causa da crise financeira que atingiu o mundo. Quem já tinha o hábito de guardar dinheiro se deu bem, até conseguiu segurar as pontas, mas quem não tinha essa ajuda sofreu muito.
Após passar pelas dificuldades, aprenda a guardar e a investir bem seu dinheiro para não sofrer depois. Comece com pouco e tente ir aumentando. Quando você reparar, já tem uma boa reserva de emergência.
Seja criativo
É possível fazer mais com menos, ou optar por isso. Como muitas pessoas que tinham hábitos saudáveis, como fazer exercícios passaram a malhar em casa. Por que não continua fazendo isso? Não gaste com academias caras e tente continuar a rotina saudável em casa, até que se torne um hábito, ou seja, uma atitude que é parte de quem você é.
Ser criativo também diz respeito a renovação. Faça em casa mesmo, decoração, itens de cozinha e aprenda trabalhos manuais que possam te trazer mais renda, por exemplo. A internet está aí, repleta de ideias que podem melhorar muito a vida financeira da sua família.
Tenha uma renda extra
Tendo um computador ou celular, é possível entender como uma habilidade sua pode virar dinheiro. Pesquise de que maneira, sem sair de casa, você pode vender seu produto ou talento para ganhar mais dinheiro. Quem sabe essa descoberta até não te faz mudar de carreira ou de cidade, por exemplo?
Há muitos trabalhos na internet esperando que alguém possa executar por dinheiro. Pesquise e estude algo que você já tenha facilidade e aprimore. Construa aos poucos essa renda extra, logo pode se tornar algo muito maior!
Conclusão
A pandemia foi um momento difícil para tantas famílias, mas para outras foi hora de um pontapé. Algumas pessoas perderam tudo, outras aproveitaram o momento para alavancar a carreira sem sair de casa. É sempre assim, enquanto uns sofrem outros acabam ganhando, infelizmente.
Se é o seu caso, é hora de ter sabedoria com o dinheiro e até ganhar mais. Utilize essa nova maneira de viver, que é a de ficar mais em casa e abuse da criatividade, fazendo com que se torne hábito cuidar e investir melhor seu dinheiro. Comece agora! Aos poucos, as coisas se encaixam, por mais que você pense estar fazendo quase nada.