O Banco Central estuda a possibilidade de implantar leitura facial no PIX
De acordo com o Banco Central, a próxima novidade financeira vai auxiliar muitos usuários do PIX. O objetivo é implantar leitura facial no PIX para garantir muito mais segurança e praticidade no dia a dia das transações.
Além disso, outras novidades já foram anunciadas, como por exemplo, o PIX troco e PIX saque, assim como as modalidades de pagamento off-line.
A novidade foi anunciada pelo presidente do Banco Central no dia 26, quarta-feira. Roberto Campos Neto declarou que com a modernização do PIX e digitalização do sistema, é possível reverter um serviço público burocrático, com lentidão e ineficiência.
Banco Central vai implantar leitura facial no PIX
Ao implantar leitura facial no PIX, os usuários poderão contar com mais segurança no ato da realização de suas transações. Porém, embora a novidade tenha sido anunciada, ainda é necessário desenvolver tecnologias para tal aplicação.
Vale lembrar que esta não foi a única novidade anunciada. Desde que o PIX chegou no mundo financeiro, várias ferramentas foram criadas e os clientes conseguem ter dinheiro com muito mais facilidade.
A ideia é deixar o sistema PIX cada vez mais seguro, para que o cliente não corra risco de sofrer golpes, como têm ocorrido desde o surgimento da ferramenta. Sem contar que ao implantar leitura facial no PIX, as transferências e pagamentos serão mais rápidos ainda!
Entenda a trajetória do PIX
A ferramenta aparece no mercado financeiro para revolucionar todas as transações. O objetivo inicial foi democratizar os serviços, fazendo com que eles fossem mais baratos e menos burocráticos.
E assim, o PIX proporciona pagamentos rápidos e instantâneos, assim como transferências 24 horas por dia e em todos os dias da semana.
Porém, desde o surgimento do PIX, em 2020, muitos usuários da ferramenta caíram em golpes. Seja por transferência a falsos funcionários de instituições bancárias, seja por pagamentos de transações falsas ou lojas inexistentes.
Por isso, é necessário ficar atento! Embora o Banco Central esteja trabalhando cada vez mais na segurança e em ferramentas novas para o PIX, os usuários precisam estar atentos!
Conheça o PIX troco e PIX saque
Além de implantar leitura facial no PIX, o Banco Central já estuda outras novidades, como é o caso do Pix Saque e Pix Troco. Ambas propostas já estão em consulta pública pelo Banco Central e prometem auxiliar bastante os usuários.
As modalidades funcionarão da seguinte forma: no Pix Saque, o usuário poderá transferir determinada quantidade de dinheiro para a conta de comerciantes, recebendo o valor da transferência em dinheiro.
No caso do PIX troco, o cliente poderá fazer o pagamento de suas compras em estabelecimentos por meio de transferências, porém, em valores superiores ao que foi comprado, recebendo o troco em dinheiro.
Desta forma, o objetivo é fazer com que os usuários tenham acesso a saques a preços mais acessíveis do que em instituições bancárias tradicionais.
Além do PIX Saque e Pix Troco, o Banco Central já anunciou o pagamento off-line, que será outra ferramenta importante, na qual o cliente terá um cartão recarregável para fazer pagamentos por aproximação, sem necessidade do uso da internet.