O que é Cadastro Único? Veja como funciona e como se inscrever!

Cadastro único: Aprenda sobre ele agora, o que é e para que serve.

Para quem não sabe o que é Cadastro Único, devemos dizer que ele é uma importante iniciativa do Governo Federal, que auxilia bastante no desenvolvimento de políticas públicas para quem mais precisa.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos para que serve o Cadastro Único e como se inscrever nele. Também mostramos como receber o auxílio emergencial por essa via. Acompanhe!

O que é o Cadastro Único?

“Cadastro Único, ou CadÚnico, é um banco de informações criado pelo Governo Federal com o intuito de reunir dados sobre as famílias de baixa renda.”

cadastro unicoCAD-ÚNICO:BENEFÍCIOS

[button_1 text=”VER%20AGORA” text_size=”20″ text_color=”#ffffff” text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”N” styling_width=”7″ styling_height=”6″ styling_border_color=”#3870ff” styling_border_size=”8″ styling_border_radius=”50″ styling_border_opacity=”100″ styling_gradient_start_color=”#3870ff” styling_gradient_end_color=”#3870ff” drop_shadow_panel=”N” inset_shadow_panel=”N” align=”center” href=”https://dinheirobemcuidado.com/cadastro-unico-confira-os-principais-beneficios-disponiveis/?utm_source=lazy1-cadunico-benefi”/]

*Você permanecerá neste mesmo site

Ao ser criado em 2003, esse cadastro passou a ser uma das principais ferramentas do Estado para a compreensão da realidade socioeconômica brasileira.

Quanto ao seu funcionamento, o Cadastro Único é alimentado pela própria população, mediante o registro de informações. O operador desse mecanismo é a Caixa Econômica Federal.

Geralmente, o processo de cadastramento das famílias é realizado presencialmente. Mais à frente, explicaremos em mais detalhes como você pode se cadastrar no CadÚnico.

Para que serve o Cadastro Único?

Esses dados são utilizados por municípios, estados e pela União para selecionar os beneficiários de programas sociais, tais como os seguintes:

  • Aposentadorias para idosos de baixa renda;
  • Bolsa Família;
  • ID Jovem;
  • Isenção em concursos públicos;
  • Minha Casa Minha Vida;
  • Tarifa social de energia elétrica;
  • Bolsa Verde;
  • Auxilio emergencial.

Conforme já mencionamos, as informações reunidas no Cadastro Único também servem para que os entes federados desenvolvam novos programas sociais para o atendimento de demandas da população mais pobre.

Como se inscrever no Cadastro Único?

Para se inscrever no Cadastro Único você deve seguir os passos que vamos indicar logo abaixo.

Passo 1

Vá até um CRAS ou até a prefeitura de sua cidade para saber onde é realizado o Cadastro Único na sua cidade.

Passo 2

Dirija-se ao local indicado para a realização do procedimento e realize o agendamento do Cadastro Único (adiante, mostraremos como funciona esse agendamento).

Passo 3

Se você for o representante da família, deve comparecer à entrevista no local indicado com os seguintes documentos: CPF ou título de eleitor. Também é necessário levar um documento oficial de todos os membros da família.

Como é feito o agendamento para Cadastro Único?

Agora que você já sabe como se inscrever no Cadastro Único, podemos explicar como funciona o agendamento da entrevista para a concessão do benefício.

Esse agendamento pode ser realizado de diversas formas, a depender de cada cidade.

No entanto, algumas regras são aplicadas a todos os municípios. Por exemplo, o atendimento presencial em determinado município se destina apenas às famílias residentes naquela cidade.

Não podemos esquecer que esse agendamento precisa ser realizado presencialmente.

No que diz respeito aos procedimentos e cancelamento ou remarcação do atendimento, eles podem variar de município para município. Geralmente, essas solicitações devem ser feitas com antecedência para que tenham validade.

Como saber se estou no Cadastro Único?

Afinal, como você pode saber se está ou não no Cadastro Único? De fato, saber essa informação com antecedência evita que você se faça deslocamentos desnecessários.

Bem, existem pelo menos três maneiras de verificar isso. Veja quais são elas abaixo!

Pelo site

Você pode verificar se já tem cadastro e emitir sua certidão na página Meu Cadúnico (cidadania.gov.br). Para isso basta informar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município.

Por telefone

O telefone para consultar o cadastro no CadÚnico é o 0800 707 2003. A chamada é totalmente gratuita.

Pelo app

Também é possível fazer essa consulta por meio do aplicativo MeuCadÚnico, que pode ser baixado na Google Play ou na App Store.

É preciso estar no Cadastro Único para ter direito ao auxílio emergencial?

Embora as pessoas vinculadas ao Cadastro Único já tenham seu direito ao auxílio emergencial garantido automaticamente, o fato é que esse benefício também pode ser acessado por pessoas que não estão no CadÚnico.

Mas, para que isso seja possível, é necessário que o solicitante seja maior de 18 anos esteja dentro de uma das categorias que listamos abaixo:

  • Desempregados;
  • Trabalhadores informais;
  • MEI;
  • Contribuinte individual da Previdência Social.

Também têm direito ao auxílio mães menores de 18 anos que se enquadram nas categorias acima, pessoas pertencentes a famílias com renda menor que meio salário por pessoa ou de até 3 salários mínimos no total.

Cadastro Único: uma ferramenta importante para o atendimento a quem mais precisa

Podemos concluir esse artigo ressaltando a importância dessa ferramenta, que torna possível o desenvolvimento de políticas públicas eficientes para atender às pessoas mais pobres.

Para quem não sabia o que é o Cadastro Único, podemos ainda ressaltar seu papel na distribuição de benefícios que transformam a vida de milhões de brasileiros, como o Bolsa Família.

E você, já sabe como fazer sua inclusão no Cadastro Único para conseguir seu benefício? Comente!

Editor

Entusiasta ao marketing online, apaixonado por crédito e finanças pessoais