Open Finance: Saiba quais são as principais dúvidas
O termo open finance foi adotado pelo Banco Central para substituir o conceito de open banking. Mesmo que o termo já esteja sendo adotado pelo mercado financeiro, ainda existem algumas dúvidas entre os brasileiros.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Fliper e XP Inc mostrou que 60% dos brasileiros ainda não sabem o que é o open banking e o que ele significa. Além disso, 61% das pessoas que foram entrevistadas, ainda não contam com o apoio da tecnologia para administrar as suas finanças.
Neste artigo iremos esclarecer tudo sobre o open finance. Entenda o que é, como funciona e muito mais, acompanhe!
O que é o open finance?
Esse conceito permite que os bancos e diversas outras organizações possam oferecer os seus produtos financeiros, porém é necessário seguir algumas normas e obedecer as regulações que são pré-estabelecidas.
De acordo com Guilherme Verdasca, CEO da open banking Transfeera, o termo open finance quer dizer que as companhias de câmbio, corretoras de seguros e fundos de previdência, poderão ampliar o seu escopo no momento de usar os dados dos clientes, permitindo que tenham muito mais independência no momento de escolher algum tipo de serviço.
Sendo assim, algumas outras áreas do mercado financeiro, podem se beneficiar do sistema aberto, levando uma experiência muito melhor para o consumidor final.
Diferença entre open finance e open banking
O open finance é basicamente uma expansão do open banking. Através do open finance, o número de instituições que farão parte desse sistema vai aumentar de forma significativa, não somente as fintechs e os bancos.
Para quem não sabe, o open banking é um sistema que permite ao cliente, ter acesso a todas as suas informações que foram registradas em uma organização e levá-la para qualquer banco, sem a necessidade de começar do 0 em uma nova instituição.
Sendo assim, o Open Finance é exatamente o mesmo sistema, mas não abrange somente as fintechs e os bancos, abrangendo também diversas outras empresas que prestam serviços financeiros.
Caso o cliente autorize, as instituições também poderão ter acesso a todos os seus dados no mesmo ambiente dos bancos. Portanto, se você desejar, será possível autorizar uma companhia que oferece seguros a ter acesso aos seus dados, como o histórico financeiro, a fim de conseguir adquirir condições mais vantajosas.
Devo mudar de open banking para open finance?
O principal objetivo do Open Finance ainda é permitir que o sistema bancário seja mais aberto, permitindo ao cliente o direito de levar todas as suas informações para onde preferir.
A única diferença é que antes só era possível entre as fintechs e os bancos, ou seja, só era possível levar todo o seu histórico (perfil de gastos, salários que foram depositados, contas pagas no prazo certo) de um banco para o outro.
Com essa novidade, será possível levar esse histórico para um fundo de previdência, corretora de seguros e diversas outras instituições, a fim de conseguir adquirir condições melhores.