Pagamento pelo WhatsApp: Dicas para não cair em golpes
Com o crescente investimento em tecnologia e objetivo de facilitar a vida dos usuários, o pagamento pelo WhatsApp foi liberado na última semana. Porém, é necessário ficar atento para não cair em golpes virtuais.
A atualização permite que o todos os usuários cadastrem um cartão de crédito ou débito no aplicativo. Assim, é possível enviar pagamentos para familiares, amigos e comércios em geral. A novidade está recebendo grande aprovação dos usuários, mas merece atenção.
Para não sofrer fraudes através deste meio de pagamento o usuário precisa se proteger usando algumas medidas de segurança. Uma delas, é não fazer nenhum tipo de pagamento usando redes públicas ou desconhecidas.
Entenda como funciona o pagamento pelo WhatsApp
O pagamento pelo WhatsApp foi uma função atualizada na última semana. O objetivo principal da ferramenta foi o de facilitar o envio e recebimento de dinheiro.
Para conseguir utilizá-lo, o usuário precisa acessar o menu e clicar em “Anexar Pagamento”. Desta forma, ele consegue inserir os dados do seu cartão de crédito ou cartão de débito. Na hora de enviar o pagamento, toda a transação é feita pelo Facebook Pay.
Para conseguir fazer a transação, é necessário inserir um PIN com seis dígitos, o que garante maior segurança para as transações.
5 dicas de segurança para pagamento pelo WhatsApp
Pensando em auxiliar os usuários no momento de fazer pagamento pelo WhatsApp, resolvemos separar 5 dicas essenciais para se proteger de possíveis fraudes. Entenda como manter a segurança:
Utilize senha no seu smartphone
Esta é uma dica simples, mas que pode fazer toda a diferença na hora de manter a segurança dos seus dados. Cadastre senhas ou a sua digital para acessar aplicativos. Isso evita que estelionatários consigam invadir aplicativos que tenham acesso aos seus dados pessoais.
Cuidado com as redes de internet pública
É essencial tomar muito cuidado com as famosas redes de internet públicas. Ao fazer transações por meio delas, você está deixando seu celular vulnerável para que muitas pessoas tenham acesso aos seus dados. O ideal é sempre usar a internet pessoal ou banda larga.
Análise de promoções exageradas
É muito comum que pessoas caiam em golpes de produtos vendidos muito abaixo do preço de mercado. Por isso, antes de fazer uma compra, procure referências, acesse o site da empresa e verifique a reputação. Assim, você evita fazer pagamentos para empresas que somem após receberem.
Cuidado na hora de instalar aplicativos
Você sabia que nem todos os aplicativos são seguros? É muito comum que sejam criados aplicativos falsos para efetuar fraudes. Por isso, quando for instalar um app, certifique-se de que ele é original. Leia os comentários de outros usuários para ter certeza de que é seguro.
Importância da autenticação em dois fatores
Ao ativar a autenticação em dois fatores, você será informado todas as vezes que seu login for feito em outro celular. Assim, mesmo que fraudadores tenham acesso aos seus dados, você será informado e poderá informar que não foi você, bloqueando o acesso.