Pagseguro: confira como funciona e suas taxas

Popular e preferida por muitos micro e pequenos empresários brasileiros, o PagSeguro é um sistema de pagamento de compras on-line por meio da Internet ou fisicamente, utilizando uma maquininha para pagar taxas. Portanto, eficiente para o uso em lojas ou mesmo em comércio eletrônico. O pioneirismo do grupo UOL, ao qual pertence, faz dele o líder neste seguimento no Brasil.

A vinculação ao PagSeguro e o seu funcionamento é bastante simples, ideal para empreendedores que buscam segurança e descomplicação na hora das vendas. Além disso, as suas taxas estão de acordo com o mercado, oferecendo planos de vantagens de acordo com as características da empresa.

Vantagens para cada cliente

 

Pagseguro-confira-como-funciona-e-suas-taxas
Pagseguro-confira-como-funciona-e-suas-taxas

 

O PagSeguro foi desenvolvido para atender a cinco tipo de clientes: as Lojas físicas , que oferecem diversas opções de pagamento nas suas vendas; os profissionais Autônomos , que atuam por meio de vendas por e-mail, blog e mídias sociais; o E-commerce , que são as lojas virtuais em que é necessário um método de pagamento on-line; as Assinaturas , que se adéquam a escolas e cursos, bem como pagamentos recorrentes; e o Marketplace , que é split de pagamentos sem complicação.

O interessante do uso do PagSeguro é a sua personalização, pois assim pode atender a todos os tipo de empresas, em seus formatos e necessidades. Tudo isso é perceptível nos diferentes tipos de maquininhas e leitores, nas opções de Checkout, nos modelos de pagamentos recorrentes e na criação de botões de pagamentos para blogs e mídias sociais.

Quanto às máquinas de cartão de crédito e débito presentes nos Ponto de Venda – PDV, o PagSeguro desenvolveu as Moderninhas , que se adéquam ao porte da empresa. A ModerninhaPro é o modelo mais completo, muito parecido com cara das máquinas tradicionais. Já a Moderninha WiFi tem menos funcionalidades, porém mais barata. Por fim, o Leitor MINI aceita todos os cartões e é bem acessível. Todas sem aluguel.

Como funciona o PagSeguro

O PagSeguro funciona como um intermediador de pagamentos usados pelos compradores, que pode ser boletos, cartões de crédito e débito e outros. Desta forma, ele funciona verificando, aprovando e transferindo os valores até a empresa correspondente. Todo um procedimento dotado de segurança por meio do pagamento de taxas.

Portanto, tudo começa com o cadastro na plataforma do PagSeguro , com a criação de uma conta. O primeiro passo está em acessar a página inicial do PagSeguro e clicar no botão chamado “Crie sua Conta”. Depois disso, será necessário sinalizar se é um vendedor ou um comprador.

O passo seguinte é a criação da conta em si por meio do preenchimento do formulário disponibilizado para o cadastro no PagSeguro. Importante sempre ler com atenção e detalhismo todo o termo de contrato e optar por aceitar. Com tudo acertado, a confirmação é enviada para o e-mail cadastrado, sendo necessário confirmar esse e-mail para então finalizar a criação de uma conta no PagSeguro.

Taxas e tarifas

Como já comentado, o PagSeguro cobra taxas para a realização da intermediação dos pagamentos. Em vista disso, é preciso conhecer quais são elas, bem como as tarifas que podem ser cobradas. O importante está em destacar que elas são ajustáveis por diversos fatores.

Funciona que cada modalidade de venda conta com um tipo de taxa de acordo com o plano de recebimento escolhido. Além de ser de acordo com o prazo em que o valor da venda fica disponível para a retirada. Como forma de melhor atender, o PagSeguro trabalha com duas forma de taxações.

Taxas de intermediação

A primeira diz sobre a taxa de intermediação , que é aplicada para todos os casos, independentemente do tipo de venda realizada. Trata-se de uma cobrança pelo serviço de intermediar e gerir o pagamento durante a sua transação. Cabe destacar que pode ser por meio do uso da máquina ou então por motivo da venda on-line.

Os valores dessa taxa de cobrança têm uma apresentação muito simples de compreensão, uma fórmula de fácil entendimento. A razão é a seguinte: quanto menor for o prazo para que o dinheiro seja liberado na conta da empresa, maior será a tarifa cobrada. Contudo, devem estar computados o tempo em que o PagSeguro recebe do comprador e o tempo em que é repassado para o vendedor.

Taxa de parcelamento

A outra taxa diz respeito ao parcelamento , que, por conseguinte, nos leva a concluir que ela só existe para vendas realizadas por meio de cartão de crédito. Se o vendedor abre a opção de parcelamento e o comprador opta por ela, a taxa é cobrada. Uma informação importante sobre ela é que o vendedor pode escolher pagá-la ou repassar para o comprador.

O destaque é que o dinheiro é repassado para a conta do vendedor de maneira integral, e logo. No entanto, para que isso aconteça, há um custo de financiamento que depende de acordo com o tempo que a pessoa que comprou leva para pagar, o quanto parcelou. Portanto, pode-se concluir que quanto maior for o número de parcelas, também maior será a tarifa a ser paga.

Os valores das taxas podem ser visualizados por meio do acesso à respectiva conta do PagSeguro. Além disso, há sempre a possibilidade de alterar o plano de tarifas sempre que desejar. Uma dica também é ficar de olho para as promoções que apresentam tarifas e taxas com descontos.

Simulador de Vendas

Antes de escolher o plano de tarifas, o PagSeguro disponibiliza um simulador de vendas . O seu objetivo é ajudar o vendedor a projetar o quanto de tarifa será cobrado e qual o valor final a ser recebido. Assim, ele pode definir o valor que achar adequado ao produto comercializado, melhorando a negociação das vendas.

No simulador, o vendedor preenche as informações de acordo com o solicitado. A começar pelo campo em que digita o valor da venda. Após essa etapa, é apresentada uma tabela que compreende todas as opções de parcelas, informando quanto o comprador pagará em cada parcela e o quanto o vendedor irá receber.

Todos os detalhes estão lá. Desde o valor final para o comprador, qual será a taxa de intermediação, a taxa de parcelamento e a taxa fixa por transação (se for o caso) e o valor final que o vendedor receberá em sua conta. Tudo isso é muito importante para uma cobrança justa pelos produtos e serviços disponibilizados para o comprador.

Aproveite as vantagens de ter o sistema de pagamento do PagSeguro, além de conhecer os seus cartões de crédito. Saiba mais no nosso blog ou entre em contato.

Mônica

Formada em Jornalismo pela UNIGRAN (Dourados), experiente em conteúdos de finanças.