Pandemia do novo coronavírus: perdi meu emprego?
Como sobreviver se a economia está em queda, não tenho dinheiro guardado e perdi meu emprego?
Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus mudou a vida da população mundial em pelo menos um aspecto: o financeiro. Muitas empresas que já não andavam bem das pernas, decidiram logo fechar as portas para não sofrer demais com as dívidas. Pessoas que não possuíam reserva de emergência, viram o volume de trabalho diminuir drasticamente.
Em alguns casos, houve redução da renda (por causa da redução de horário) e até demissões. Os reflexos da pandemia mundial ainda serão sentidos por meses e até anos, por isso, é hora de abrir os horizontes e pensar maneiras de ganhar dinheiro a distância.
Quem tem comércio, precisa investir em vendas online, seja qualquer setor (saúde, alimentação, cosméticos). Pessoas que ganhavam apenas com serviços presenciais, como maquiagem, apresentações em barzinhos ou atendimentos em salões e beleza, precisam de novas alternativas.
Trouxemos algumas dicas para te deixar mais calmo e começar a pensar em uma nova maneira de compartilhar seu conhecimento e ainda ganhar dinheiro. Claro, não é uma solução com retorno rápido, infelizmente, mas podem te ajudar seja qual sua profissão.
Alguns empregos que podem te ajudar na pandemia
Crie uma loja online
Se você possui produtos parados em uma loja física, corra para as redes sociais. Caso já tenha Instagram ou Facebook, turbine eles, inicie postagens diárias com fotos dos produtos, ofereça preço de custo e crie muitas promoções. Deixe sempre claro que nas entregas, todas as recomendações de proteção e limpeza estão sendo seguidas, para dar confiança aos clientes.
Quem tem habilidade com redes sociais, melhor ainda, porém muita gente sabe pouco. Então, crie um site. Existem vários modelos prontos na internet, e é só postar os produtos e informar os preços.
Facilidade para clientes Santander
Clientes PJ do banco Santander agora podem contar com auxílio do banco para recomeçar nos negócios. É só procurar seu gerente, (claro, sem ir ao banco) e explicar a situação do seu comércio. Assim, eles irão te fornecer de graça a estrutura para ter seu e-commerce e continuar vendendo.
Produza conteúdo
Quando temos algum talento, como maquiar, fazer penteados, tocar instrumentos musicais ou cantar, a faca e o queijo já estão nas mãos. Com certeza todos esses profissionais que vivem pela contratação de serviços por temporada foram pegos de surpresa, já que a maioria, ganham por fim de semana ou por dia.
Comece a gravar vídeos, ou produzir algum conteúdo sobre o seu talento. Ofereça, primeiro, algo gratuito, conquiste uma audiência e depois passe a cobrar por aulas. Crie grupos de estudo, compartilhe seu conhecimento e com o passar do tempo, temos certeza que tudo irá só crescer.
Seja freelancer como uma maneira de emprego
Atualmente, a internet está cheia de oportunidades. Existem sites que oferecem trabalhos freelancer e durante essa época, é grande a chance desse tipo de trabalho aumentar muito, já que muitos funcionários estão sendo demitidos. No começo, não é um trabalho tão bem pago, mas pode te ajudar.
Por toda a internet existem plataformas de cadastro de freelancer, você informa suas habilidades e aparecerão os trabalhos indicados para seu perfil, seja na área de humanas, exatas ou engenharias. Habilidades simples também são exigidas, como atendimento virtual ou organização de relatórios. Experimente!
Delivery de alimentos
Habilidades para cozinhar são importantes, mas você pode ir aprendendo durante o processo. Como muita gente está em casa (o que é recomendado durante a pandemia do novo coronavírus), uma coisa que cresceu muito foi a entrega de alimentos.
Pense em receitas de bolo, pudins, rosquinhas e comece a testar. Quando achar que está bom, comece a divulgação e a vender seus produtos a um preço razoável. Esse negócio te dará um respiro e pode te ajudar a longo prazo.
Vendas de objetos sem uso como emprego
Procure na sua casa objetos, roupas e acessórios que não usa há muito tempo e o separe. Coloque para vender na internet e peça para os interessados buscarem com você, desde que vocês obedeçam todas as recomendações de saúde da OMS, ficando afastados, lavando as mãos e higienizando os produtos.
Lembre-se de informar todos os detalhes dos produtos, tempo de uso, onde comprou originalmente e quanto pagou na época. Coisas usadas exigem clareza para que finalmente saiam do seu armário e sirvam para outra pessoa.
Seja afiliado
Já ouvir falar de plataformas como a Hotmart? Nesses sites é possível se afiliar a produtos digitais, ou seja, se tornar divulgador e vendedor daqueles produtos pela internet. Normalmente, são e-books e cursos digitais preparados por profissionais. Eles também fazem vendas, mas precisam de ajuda. Quando nos afiliamos a esses produtos, temos que vendê-los para conseguir comissões.
Com esse trabalho, pessoas conseguem até formar uma renda mensal sem sair de casa, apenas divulgando nos lugares certos. Se quiser entender mais, procure cursos gratuitos de marketing digital na internet.
Ok, mas não tenho nenhum dinheiro sobrando para conseguir um emprego.
Estamos em um momento onde todos precisam ajudar todos. Caso você seja autônomo, o governo federal irá liberar até R$1.200,00 para ajudar nos próximos meses, então, se possível utilize esse dinheiro para criar novas rendas. As dívidas precisarão esperar. É uma época difícil, então, toda ajuda financeira que puder conseguir agora precisar pagar suas contas e ainda te trazer alguma direção nova.
Mantenha os cuidados com a saúde e higienização, fique em casa e olhe para dentro de si para entender o que precisa agora. Se as finanças estão te tirando o sono, saiba que nenhuma situação dure para sempre e que tudo tem um final feliz. Fique forte, em casa e não desista no primeiro obstáculo.
Quem sabe este não a hora de mudar de emprego, descobrir novas habilidades e se reinventar? Se ganhar dinheiro, melhor ainda! Pode ser o seu momento de recomeçar. Peça ajuda e ofereça retorno para quem te deu apoio. A pandemia do novo coronavírus terá um fim, mas a sua vida não.