Perfil de investidor – Descubra qual é o seu para começar a investir
Antes de você começar a realizar seus investidores, bancos e corretoras sempre recomendam que você defina o seu perfil de investidor.
Abaixo falarei um pouco mais sobre esse tema para você e claro, darei detalhes sobre cada um dos perfis citados.
Boa leitura!
O que é o perfil de investidor?
Conhecido como suitability, o perfil de investidor é uma análise realizada que é capaz de identificar quais são s preferencias e expectativas diante de determinados investimentos.
Quando você responde perguntas básicas sobre o tema, como qual é a sua tolerância para riscos ou por quanto tempo deseja manter o seu investimento, você consegue definir bem o seu perfil de investidor.
Você consegue encontrar esses formulários grátis hoje em dia, onde é possível encontrar pela internet mesmo.
Na maioria das vezes, você consegue encontrar esses formulários quando vai ingressar em uma corretora, por exemplo.
A base do perfil do investidor tem três requisitos:
- Liquidez;
- Segurança;
- Rentabilidade.
Assim, as perguntas que foram respondidas tentam criar um mapa apresentando quais são os pilares mais importantes para você.
Por que isso é necessário? Porque vai ser muito difícil você conseguir encontrar esses três critérios em todos os investimentos do mercado.
Portanto, é bem comum os investidores abrirem mão de uma total segurança, liquidez ou rentabilidade para chegar onde deseja com as suas aplicações.
Nesse caso, o item que você decidir deixar de lado, tem muito a ver com o seu perfil de investidor.
Por exemplo, se você é um investidor que tem mais medo de arriscar e quer investir no longo prazo, vai optar sempre por ativos de renda fixa.
Portanto, você, nesse caso, preza mais pela sua segurança e não liga muito por abrir mão de parte da sua rentabilidade, se comparado a investimentos mais rentáveis.
Entretanto, tem quem não liga muito para aumentar os riscos com o objetivo de ter retornos maiores e gosta de agilidade na hora de investir, pode acabar se dando muito bem na bolsa de valores.
Quais são os tipos de investidores?
Agora que você já sabe o que é o perfil do investir, chegou o momento de sabermos os tipos que existem.
Atualmente existem três principais, que são:
– Investidor conservador:
Os investidores conservadores são aqueles que dão muita importância para a segurança do dinheiro.
Ou seja, esse investidor prefere investir em ativos que tenham um baixo risco.
Obviamente que com essa posição acaba influenciando diretamente os seus investimentos, que está focado em não perder nada e preservar o patrimônio.
A partir desse cenário, é muito comum os investidores conservadores ser pessoas com mais de 40 anos e que preza pela segurança de acumular dinheiro durante os anos.
Esse perfil é também de pessoas que estão começando e elas tem mais medo de se arriscar no mercado, pela falta de experiência.
– Perfil de investidor moderado:
Esse é um perfil de investidor que contém características de um investidor mais conservador e também o mais arrojado, que falarei mais abaixo.
O investidor moderado é alguém que mantém o seu interesse pela segurança, mas está disposto a abrir mão dela em alguns momentos para obter melhores retornos.
Assim, um investidor moderado pode investir em algo considerado arriscado, coisa que um investidor conservador não faria.
Normalmente, um investidor moderado é aquele que já tem um pouco mais de conhecimento sobre o mercado e está dentro de um processo que irá fazer o patrimônio crescer.
– Investidor arrojado:
Por fim, um investidor arrojado, se compararmos com os outros perfis, são as pessoas que mais toleram a risco.
Portanto, um investidor arrojado estão abertos em investir na Bolsa de Valores e consegue entender melhor a maneira que o mercado funciona.
Ou seja, um investidor arrojado é aquele que tem mais experiência e não se abala facilmente com perdas, porque ele entende que essa certa exposição pode ser compensada com ganhos melhores.
Entretanto, estar apto a perder não significa que esse investidor aplica dinheiro sem muita estratégia.
Na verdade, para ser um investidor arrojado você precisa entender muito bem do mercado.
Além disso, o investidor tem uma visão estratégica e aproveita oscilações do dia a dia para conquistar mais lucros.
Portanto, um investidor arrojado acaba optando por colocar uma parcela menor do seu capital em investimentos conservadores, como uma maneira de manter uma reserva se precisar de dinheiro.