PIS/Pasep: saiba como consultar pelo Caixa Tem
Todos os anos milhares de trabalhadores ficam ansiosos para receber o valor do PIS/Pasep. Atualmente, o Caixa Tem disponibiliza a consulta de forma totalmente online.
Todo mundo gosta de receber um dinheiro a mais, e por isso que a ansiedade pelo PIS/Pasep é tão grande. Seguindo a regra do benefício, o trabalhador que tenha a carteira assinada trabalhando pelo regime CLT possui direito de sacar o abono salarial todos os anos. O valor pago para os beneficiários é de no máximo um salário mínimo.
A Caixa Econômica Federal agora passou a permitir que os trabalhadores consigam consultar o seu respectivo abono por meio do aplicativo Caixa Tem. Os trabalhadores também vão passar a receber esse benefício pelo mesmo aplicativo.
No mês de fevereiro os trabalhadores de empresas privadas começaram a receber o PIS pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos começaram a receber o Pasep no mesmo mês, só que pelo Banco do Brasil.
Sabendo dessas mudanças, confira nos próximos tópicos mais informações sobre o abono salarial para as duas categorias e os detalhes envolvidos.
PIS/Pasep beneficiará mais de 23 milhões
O PIS/Pasep vai beneficiar aproximadamente 23 milhões de trabalhadores no ano de 2022. Eles vão receber o abono salarial referente ao ano-base de 2020. O Governo Federal liberal cerca de R$21 bilhões para poder pagar esse benefício.
Os trabalhadores que possuem a carteira assinada recebem de acordo com seu mês de nascimento e o servidor público de acordo com o número final do NIS, que é o Número de Identificação Social. De acordo com o mais recente piso nacional, quem trabalhou todo o ano de 2020, vai ter direito a receber um salário mínimo de R$1.212,00.
Entretanto, para conseguir receber o abono salarial PIS/Pasep é preciso cumprir certos requisitos exigidos pelo Governo Federal, que são:
- Ser cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
- Não terão direito de receber o abono salarial
- Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física;
- Trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física;
- Diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS;
- Empregados domésticos;
- Menores aprendizes.
Como consultar abono salarial no Caixa Tem
Agora que você já sabe mais detalhes sobre o abono salarial no Caixa Tem, saiba mais sobre como consultar esse valor no caso de você se encaixar nos requisitos.
Para fazer a consulta do PIS/Pasep pelo Caixa Tem é necessário baixar ou atualizar o seu aplicativo do Caixa Tem Apple Store ou Play Store. Depois disso, insira o seu CPF e a senha de acesso aos serviços Caixa para logar na sua conta do Caixa Tem.
Caso seja necessário, se cadastre na Caixa Tem. Depois de passar pela verificação, vá até a lista de serviços disponíveis e clique em “Abono Salarial”; lá vai ser possível consultar os valores e movimentar todos os saldos existentes no seu aplicativo.
Essa nova função vai ajudar bastante os trabalhadores, evitando aqueles estresses nas filas de banco e contratempos. Essa novidade vai fazer tudo ficar mais prático.