Por que não consigo um cartão de crédito?
Mesmo cumprindo regras básicas, muita gente não consegue ter o cartão de crédito liberado
Nome limpo, bom score e grande movimentação financeira, mesmo assim, o limite de crédito não é liberado. Muitos clientes desistem ou tentam outras alternativas até conseguirem a liberação do cartão de crédito.
Só que outros fatores, considerados até irrelevantes podem bloquear a confirmação do cartão de crédito, como um simples erro em cadastros ou informações desencontradas entre órgãos do país.
Em alguns casos, claro, será mais fácil, mas em outros, até mesmo quem possui dívidas pagas pode encontrar dificuldade em conseguir um cartão de crédito. Felizmente, as fintechs facilitaram a vida de muita gente, ou seja, liberam o crédito apenas com critérios básicos.
Se nem com essas empresas você conseguiu, então, vamos trazer alguns detalhes que podem te ajudar na hora de pedir o cartão de crédito, para que você tire as dúvidas e escolha o lugar certo para fazer o pedido do limite.
Quais os principais critérios?
Existem aqueles critérios que já são básicos para fazer o pedido e que não tem como dar “jeitinho”, apenas cumprir com o exigido, como renda, nome limpo e bom histórico de crédito.
Mantenha um Score alto
Se você não sabe o que é score, acesse este link que vai te explicar tudo sobre esses pontinhos “sagrados”. Quando essa pontuação está alta, a aprovação do cartão de crédito é garantida quase que na mesma semana (dependendo do banco ou empresa de cartões).
Você consegue um score alto com ações simples: pagando seus boletos em dia, dos básicos até os de financiamentos, também através de cadastro atualizado, bom relacionamento com empresas e quase nenhum histórico de dívidas.
A pontuação vai de 0 a 1.000, e quanto mais próximo do maior número, mais rápida aprovação.
Cadastro positivo
Ainda na mesma linha do score, a Serasa disponibiliza um cadastro para direcionar as empresas a escolher um bom pagador. Entenda melhor aqui. Antes, o consumidor procurava a ferramenta e descobria seu score e facilitava o relacionamento com empresas, fazendo mais transações e pagando em dia. Hoje, a ferramenta tem autorização do governo federal para entrar em contato com bons pagadores.
Através desse cadastro, o cartão de crédito mais seguro e de maior limite pode chegar até você através de um bom histórico seu com os comerciantes. Faça o cadastro, o mantenha atualizado e sem dívidas e use essa ferramenta para facilitar o pedido do seu cartão de crédito.
Confira seu CPF regularmente
Isso mesmo! O seu documento do cadastro geral de pessoa física não está regular só porque suas contas estão em dia. É porque no banco de dados da Receita Federal, você cumpriu suas obrigações eleitorais, por exemplo e também cadastrais. Existem várias maneiras de deixar seu CPF irregular: cadastros em lojas ou órgãos públicos que não batem, suspensão de título de eleitor, ou até mesmo, deixar de declarar o imposto de renda.
Critérios esquecidos
Alguns fatores podem prejudicar o andamento do pedido do seu cartão de crédito e você nem imagina. O simples fato de ter informado o nome diferente da sua mãe ou pai para algum órgão público e no banco ter o nome certo vai bloquear até mesmo sua movimentação bancária.
Atualização de dados
Caso esteja tentando pedir um cartão de crédito no banco que possui conta, priorize, mensalmente, deixar seus dados atualizados. Assim, o banco irá entender que você é um cliente interessado e que busca um constante relacionamento com a instituição financeira, facilitando a aprovação do crédito.
Escolha um cartão de crédito de fácil aprovação
Se você precisa de crédito rápido, com um limite não tão grande, existem cartões de crédito menos burocráticos. Como o cartão Trigg. Ele não tem anuidade e enquanto seu pedido é analisado, você já recebe o limite e um cartão digital para começar a usar.
Outra dica é o cartão Saraiva. A livraria disponibiliza uma análise que não pede comprovação de renda, e demora poucos dias. O limite pode ser até mais baixo que os demais, mas é um cartão de crédito internacional e aceito em muitos locais.
Histórico inadimplente
Caso você tenha anos de dívidas não pagas, ainda que hoje esteja tudo certo isso pode te prejudicar, principalmente se as inadimplência foram com antigos cartões de crédito. Talvez você possa quebrar essa má impressão fazendo o pedido pessoalmente e mostrando uma boa renda, por exemplo. Aí entra o bom relacionamento com o banco, claro.
Alta movimentação financeira
Ter um histórico financeiro bom fortalece o seu nome. Financiamentos, empréstimos e movimentação financeira ao longo dos anos facilitam a aprovação do crédito, principalmente se está tudo certinho, ou seja, quando o cliente nunca deixou de pagar as contas em dia. Caso sua movimentação seja baixa, isso pode ser considerado um problema para o banco ou instituição financeira.
Quais os cartões mais fáceis de aprovar?
1 – Cartão de crédito Nubank
O convite para ter um cartão de crédito Nubank ainda é exigido. Depois de confirmar suas informações, é só esperar. Essa aprovação demora poucos dias e a startup não exige muito do cliente, diferentemente das grandes instituições financeiras. O que facilita o acesso a crédito do mais diversos públicos.
Você precisa ter mais de dezoito anos, morar no Brasil, não ter restrições e se puder, tem um bom score. Sem falar que mesmo tendo renda baixa, o cartão de crédito Nubank já é internacional independente do seu limite de crédito.
2 – Cartão de crédito Neon
O melhor da conta digital e cartão de crédito Neon é a rápida aprovação, além de não exigir renda mínima, não cobrar anuidade ele não te faz esperar. Associado a uma conta digital, o cartão de crédito Neon já pode ser utilizado antes mesmo do cartão físico chegar: tudo é feito pelo aplicativo ou pelo site.
3 – Cartão de crédito Saraiva
Esse, no nosso ranking, é com certeza um dos mais fáceis. O pedido é todo feito pela internet e nem seus documentos precisam ser comprovados, muito menos a renda. Ele avalia sua necessidade apenas pelo nome e os históricos financeiros mais recentes. A aprovação é rápida e demora poucos dias.