Por que você não deve investir em bancos? Descubra aqui os motivos
Você provavelmente já deve ter ouvido falar, se está iniciando agora nos investimentos, por que você não investir em bancos, certo?
Entretanto, você ainda não compreendeu bem porque investir nesses locais pode ser uma péssima ideia.
Mas, se você quer entender melhor esse tema e saber o porquê não investir em bancos, esse post foi feito para você.
Aqui apresentarei tudo o que você precisa saber sobre o tema e claro, justificarei porque apostar nessas instituições financeiras é uma furada.
Boa leitura!
Por que você não deve investir em bancos?
#1 – Investimentos que acontecem fora dos bancos tem uma rentabilidade maior:
O objetivo principal do banco é sempre conseguir distribuir os seus próprios produtos.
Muito provavelmente, você já deve ter recebido alguma ligação com o objetivo de o banco conquistar aquela meta.
Esse tipo de coisa acontece porque existem metas a cada mês para que determinados produtos sejam distribuídos, o famoso título de capitalização, sabe?
Não é por acaso que as propagandas de bancos falam dos investimentos como algo seguro e comodidade, não tem a ver com a rentabilidade.
Assim, se você quer ver o seu dinheiro rendendo, seja com aplicações com maior ou menor risco, você precisa evitar os bancos.
#2 – Por que você não deve investir em bancos – Instituições financeiras especializadas diversifica a sua carteira de investidor:
Para que você vai comprar em um banco um único modelo de produto se você tem a chance de ter uma carteira mais diversificada, aumentando as suas chances de melhorar o seu rendimento?
Todo bom investidor sabe que o segredo para o sucesso é uma carteira diversificada, de acordo com o seu perfil de investidor.
Através de empresas especializadas e plataformas online de investimentos você tem uma assessoria que irá lhe auxiliar passo a passo.
Inclusive, dentro dessas instituições financeiras especializadas os profissionais passam o dita todo buscando as melhores maneiras de ganhar dinheiro com uma carteira diversificada.
#3 – Os produtos são pré-selecionados:
Como o banco é uma instituição financeira que foca muito na quantidade de clientes, o gerente não vai te oferecer um investimento que esteja adequado as suas metas e planos.
Na verdade, o que você vai receber vai ser um conjunto de produtos que foi pré-selecionado, de acordo com o seu perfil de investidor.
Ou seja, as ofertas nem sempre vai estar de acordo com as suas necessidades o que vai acabar fazendo com que você tenha um planejamento financeiro diferente do que você gostaria.
O gerente faz essas ofertas porque ele precisa bater metas e para isso ele oferece o que convém para ele.
#4 – Por que você não deve investir em bancos – Taxas altas para investir no Tesouro Direto:
Os investimentos que acontecem no tesouro direto só podem serem feitos se você abrir uma conta em um banco ou em uma corretora autorizada.
Nos dias de hoje, apenas cinco empresas não cobram nenhuma taxa para investir, entretanto, nenhum banco grande está entre essas opções.
O pior nem é isso, o pior é que alguns desses bancos cobram taxas administrativas para investir no Tesouro Direto que chega até 0,5% no ano.
#5 – Você vai ter dificuldade de aprender sobre investimentos:
Se você continuar dentro da sua zona de conforto, você está em uma situação bem arriscada.
Digo isso porque a praticidade da poupança acaba levando você a perder dinheiro por não entender quais são as melhores maneiras de investir.
Quando você decide sair dos bancos, você está abrindo novas oportunidades de negócio.
Além de ter opções de renda fixa, que já apresentam rendimentos melhores, você tem a chance de optar pela renda variável.
Já no longo prazo você consegue ganhos mais significativos na bolsa de valores e outros modelos de investimentos.
Portanto, se permita conhecer os vários modelos de investimentos disponíveis e verifica quais são os mais interessantes para os seus sonhos.
#6 – Por que você não deve investir em bancos – Você controla os seus próprios investimentos:
Quando você decide investir o seu dinheiro em bancos, você acaba perdendo o controle sobre eles.
Você provavelmente vai ser atualizado sobre a rentabilidade, entretanto, dificilmente você vai poder realizar alguns ajustes ou mudar algo.
Conseguir essa autonomia sobre os seus investimentos é fundamental para os investidores que querem ganhar cada vez mais.
Digo isso porque pode acontecer de você precisar ajustar o seu investimento ou trocar ele por coisas mais rentáveis.
Mas, o gerente de um banco não vai ter esse controle detalhado e ele não vai te procurar para apresentar boas ofertas se elas aparecerem.
#7 – Você pode investir pouco:
Muitas pessoas sabem que existem outras opções de investimento no mercado financeiro, mas, elas acreditam que é preciso ter uma boa quantia de dinheiro para poder investir.
Entretanto, existem valores iniciais para diversos estilos de bolso.
Um bom exemplo é o Tesouro Direto, onde a quantia mínima é R$ 30 para alguns modelos de papéis.
Já o CDBs você pode começar a investir com apenas R$ 1 mil.
Ambos que mencionei aqui são de renda fixa e com um baixo risco, ou seja, você vai conseguir lucrar com eles bem mais do que se deixar o dinheiro na poupança.
Obviamente que existe uma diferença aqui, onde na poupança você vai poder sacar o dinheiro quando quiser.
Portanto, você vai ter uma rapidez maior de converter os seus lucros em uso próprio.
De qualquer maneira, o mercado financeira também tem os CDBs que tem uma liquidez diária, assim, você pode sacar o dinheiro a qualquer momento sem perder nenhum tipo de rentabilidade.
Não podemos nos esquecer também que na poupança o retorno é mensal, normalmente focada em uma data única, assim, quando você saca nesse prazo você perde todo o retorno.
Por fim, o Tesouro Selic também te dá a oportunidade de sacar o valor que você aplicou sem perder nenhum tipo de rendimento que foi acumulado na aplicação.
Existem outros tipos de títulos públicos que você pode sacar, sem ter qualquer prejuízo.
Portanto, tudo indica que escolher o banco, está longe de ser uma boa ideia.