Precisando de um carro? Conheça o financiamento de veículos do Banco Pan
O financiamento de veículos do Banco Pan chega com o objetivo de ser mais uma opção para ajudar a realizar o sonho de muitos brasileiros: o de ter o próprio carro ou moto.
Seja por motivos de trabalho ou mesmo para trazer comodidade para a família, ter um veículo particular pode fazer a diferença. O problema, porém, é que esse sonho não custa barato.
Mas você sabe quando deve fazer um financiamento e no que precisa ficar de olho caso queira fazer o seu? Quer saber como funciona o financiamento de veículos do Banco Pan e se ele vale a pena? Então continue lendo o artigo, pois vamos tirar todas essas dúvidas!
Financiamento de veículo: o que preciso saber antes de fazer o meu?
Antes de buscar qualquer tipo de financiamento, seja para um veículo, imóvel ou outro bem, é preciso saber que você estará pegando dinheiro emprestado com uma instituição financeira e, obviamente, ela te cobrará altos juros por isso. Em alguns casos, o valor final do financiamento pode dar o dobro do preço original do veículo.
Sendo assim, o mais aconselhável é que você faça um planejamento financeiro, junte dinheiro e compre o seu carro ou moto à vista.
Dessa forma, além de se livrar dos temidos juros, pode conseguir ótimos descontos, já que as empresas preferem e estimulam os clientes a pagarem no ato da compra, pois assim elas têm a garantia de receber o valor devido.
Mas como sabemos que um veículo não custa barato e que muitos não podem pagar à vista, o financiamento pode ser uma solução, desde que você realmente precise do automóvel e fique atento a algumas condições.
Ah, e se o seu nome estiver sujo, leia este outro artigo que fala sobre financiamento para negativados.
O que preciso olhar antes de assinar o contrato do financiamento?
Em primeiro lugar, a empresa responsável pelo financiamento tem a obrigação de informar o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Com ele, você saberá exatamente quanto irá pagar ao final do financiamento, já contando os juros, impostos (como o IOF), taxas e demais tarifas.
Quanto menor o CET, mais barato sairá o seu veículo. Porém, desconfie de condições extremamente vantajosas, pois são vários os casos de falsas financeiras aplicando golpes. Para confirmar se ela realmente tem autorização do Banco Central para funcionar, clique aqui.
Também é preciso descobrir se é possível dar um valor de entrada para diminuir a quantia que será financiada e ficar atento ao número de parcelas e às taxas de juros mensais e anuais. Quanto maior o número de prestações, mais juros serão cobrados.
Ah, e não se esqueça de olhar quais são as multas em caso de inadimplência e qual é o desconto dado para quem quiser adiantar o pagamento das parcelas do financiamento.
Financiamento de veículos do Banco Pan: como funciona?
O financiamento de veículos do Banco Pan é feito na modalidade CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Ou seja, uma instituição parceira do banco empresta o dinheiro ao cliente, sem intermediação da concessionária, para que ele compre o carro ou moto seminovo.
O comprador ganha imediatamente a posse do veículo, mas não poderá vendê-lo ou negociá-lo enquanto não pagar todas as parcelas do contrato feito com a instituição financeira.
As taxas de juros são fixadas antes da assinatura do contrato e não sofrem variações ao longo do pagamento das prestações.
Do que preciso para solicitar o financiamento de veículo do Banco Pan?
Para solicitar o financiamento do Banco Pan, o cliente deve ir até um parceiro do Banco em sua cidade portando:
- Cópia e documento original do RG
- Cópia e documento original do CPF
- Cópia e documento original do comprovante de Estado Civil
- Cópia e documento original dos comprovantes de rendimentos (holerite ou extratos bancários)
Caso esteja de acordo com as condições do contrato, ele faz a assinatura lá mesmo e já pode buscar o veículo.
Quais são as vantagens do financiamento de veículo do Banco Pan?
- O Banco Pan possui mais de 5000 parceiros espalhados pelo Brasil. Pelo próprio site, o cliente que quiser solicitar o financiamento, pode pesquisar a localização das lojas mais próximas
- Financia até 100% do valor do veículo, embora o recomendável seja pagar um valor de entrada para amenizar a quantia que será financiada a juros
- Até 60 meses para pagar o financiamento do veículo
- Até 45 dias para pagar a primeira parcela
- Alguns serviços importantes como gerar boletos das parcelas, renegociação da dívida e antecipação de parcelas podem ser feitos diretamente pelo site do Banco Pan, trazendo mais comodidade
Quais são as taxas de juros do Banco Pan?
De acordo com o site do Banco Central, as taxas de juros pré-fixadas para o financiamento de veículos no Banco Pan são, atualmente, de 2,04% ao mês e 27,47% ao ano.
No próprio site do BC há uma calculadora em que você pode simular quanto pagará de juros ao final do seu financiamento. Para isso, basta digitar o número de parcelas, a taxa de juros mensal e o valor da prestação. Lembrando que não estarão inclusas as demais despesas, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Como falar com o Banco Pan?
Se ainda assim você tiver alguma dúvida, o Banco Pan possui canais de atendimento específicos para financiamentos de veículos.
Além do Chat Online, há os seguintes telefones: 4002-1687 (Capitais) e 0800-775-8686 (demais localidades).
Vale a pena?
Bem, neste artigo você viu que é preciso ficar muito atento antes de fazer um financiamento de veículo. As taxas de juros não são baratas, embora possam ser até menores do que as de alguns tipos de empréstimos.
Porém, se você precisa urgentemente de um carro ou uma moto e realmente não tem condições de pagar à vista, pode ser uma opção interessante. Mas lembre-se: é preciso ficar ligado ao Custo Efetivo Total da operação, saber as taxas de juros e o número de parcelas. Busque também dar um valor de entrada à vista e adiantar o pagamento das prestações, para economizar.
Quanto ao financiamento do Banco Pan, os serviços disponibilizados no site do banco dão agilidade ao processo, mas a taxa de juros ainda é elevada. Vale a pena pesquisar as condições em outras instituições financeiras e comparar os valores.