Projeto da Câmara pretende criar um auxílio de R$1100 para desempregados

Um projeto criado na câmara dos deputados prevê o pagamento de um auxílio no valor R$1100, ou seja, um salário mínimo para todas as pessoas desempregadas do país.

Dessa forma, o projeto de lei 1022/21 deve ser instituído pelo Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda Mínima, que visa beneficiar as pessoas que não estão conseguindo uma oportunidade de emprego na pandemia.

Ainda não existe uma previsão correta em relação à tramitação e aprovação do projeto.

Neste ano, a taxa de desemprego no Brasil atingiu um número recorde, de 14,7% no primeiro trimestre de 2021.

Segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasilieoro de Geografia e Estatística), mais de 14 milhões de pessoas estão desempregadas no país.

O benefício deve ser mantido através do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Orçamento da União e da arrecadação de impostos sobre Grandes Fortunas (IGF).

“É o caminho mais sensato para combater a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus e a desigualdade social”, afirmou o autor do projeto, deputado Wilson Santiago (PTB-PB).

Quais são as pessoas que poderão receber o auxílio?

Auxílio

Antes de tudo, é importante afirmar que o pagamento desse auxílio será destinado às pessoas que conseguirem comprovar que estão desempregadas.

Sendo assim, todos os trabalhadores que tenham recebido o seguro-desemprego e não tenham conseguido outra oportunidade de trabalho poderão receber o benefício social.

Entretanto, o prazo de validade do recebimento é de 12 meses, nada a mais do que isso.

Além disso, para receber o auxílio, os desempregados terão que fazer cursos profissionalizantes em escolas técnicas federais e estaduais.

Quais são as principais regras para receber o salário?

Primeiramente, será necessário cumprir alguns cursos profissionalizantes para a capacitação profissional do indivíduo.

Afinal, a ideia é que essas pessoas utilizem uma parte do recurso recebido para investir na própria carreira profissional.

Os alunos que tiverem muitas faltas nos cursos podem perder o auxílio do governo.

Dessa maneira, o projeto deve passar por diversos analistas dentro da câmara para que então venha ser aprovado ou não.

Gostou do nosso artigo sobre o possível auxílio? Aproveite e compartilhe esse artigo com os seus familiares e amigos!

Não deixe de acompanhar as próximas novidades sobre o possível benefício aqui no nosso portal.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing, empreendedorismo e finanças. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!