Promoções de fim de ano. Quando é ideal aproveitar ?
Época de festas e promoções faz muita gente perder dinheiro ao invés de economizar
Fim de ano, muita gente acaba ganhando mais dinheiro e se planeja para ter alguns dias mais tranquilos financeiramente. Tem décimo terceiro salário, benefícios, como participação de lucros e outros auxílios liberados pelo governo. Este ano, que foi atípico por causa da pandemia, houve diversas liberações financeiras, como auxílio emergencial, FGTS, entre outros, o que deu poder de compra para algumas famílias.
Com isso, sobra aquele dinheirinho para finalmente comprar aquilo que precisamos, ou para aproveitar as promoções, mesmo. A euforia do poder de compra pode atrapalhar as decisões, já que tudo parece muito barato e interessante. Saber quando é ideal para aproveitar é primordial.
Pensando nisso, separamos algumas dicas nossas, mas também do Procon para não cair em cilada durante as promoções, seja pagando mais caro ou comprando produtos de baixa qualidade só porque está mais barato. Acompanhe conosco essas informações primordiais para você economizar de verdade.
Por que existem as promoções?
Muitas pessoas ficam com dúvidas dos motivos que levam empresários e comerciantes a baratear suas mercadorias e até nem ligam para promoções, com medo de sempre serem enganados. A boa notícia, é que não é bem assim! Comerciantes precisam, principalmente, vender, óbvio. Em alguns meses, os produtos saem menos, mas em algum momento, precisam sair.
É a hora que os comerciantes decidem pelas promoções, para não perder o valor investido e ainda ganhar algum lucro em cima. Não podemos generalizar, já que não há nenhuma pesquisa apontando que as promoções são normalmente por esse motivo, mas em alguns casos, é esse o motivo de preços baratos: produtos parados, que precisam retornar ao comerciante o valor investido.
Quando é ideal aproveitar as promoções?
Há períodos em que é normal ter promoção, principalmente perto de datas especiais, como dia das mães, natal, dia dos namorados, páscoa, etc. O problema é que muitas lojas se disfarçam de promocionais para vender com preços normais. Por isso, conhecer o preço de mercado é muito importante! Vamos às dicas.
Compras na internet
Se você guardou aquele dinheirinho para este fim de ano e comprar nas suas lojas online preferidas, atenção! Comprar na internet, principalmente por causa da pandemia, virou uma opção de muita gente. Como é novidade, isso pode atrair golpes para essas pessoas. Então, veja o que você pode fazer para não ter problemas.
Golpes
Esse é o tipo mais comum: preços muito bons, completamente abaixo do mercado, que aparecem do nada durante sua navegação na internet. Até frete grátis é oferecido. Você compra, mas nunca recebe. Tenta até um contato com o site, que te enrola mais ainda. Até você cansar e entender que caiu num golpe.
Bom, para evitar isso, tem uma dica simples: pesquise o nome do site no Google, principalmente no Reclame Aqui. Se não encontrar boas referências, hora de partir para outra. Observe também se o site tem aquele cadeado, que demonstra a segurança da operação.
Trocas de produtos
Fique atento e atenta como é a política de troca daquele site. Se tem o prazo de sete dias para arrependimento, seja ele do pedido ou do produto em mãos e como seria caso você precise deste serviço da empresa. Descubra antes se é rápido e fácil, mas se também é possível ser feito. Muitas empresas descumprem o código do consumidor e não dão suporte algum para o cliente, que fica refém de regras absurdas.
Formas de pagamento
Desconfie caso as opções de pagamento sejam poucas, pedindo apenas cartão de crédito ou débito, por exemplo. É estranho também quando um site não quer parcelas longas, ou aceita mas não aplica juros. Na internet, é recomendado comprar por boleto em sites desconhecidos: você foge do risco de ter seus dados roubados por causa de um possível produto barato.
Nas lojas físicas
Avisos de diversas maneiras vão tentar chamar sua atenção para comprar nas lojas físicas. Mensagens, propagandas e negócios super interessantes vão aparecer só para que você compre. Então, antes de iniciar a caçada pelas promoçõs, hora de se preparar. Como? Conhecendo o preço de mercado daquele produto, primeiramente.
Promoções que na verdade…
Não são! Prepare-se para essas compras durante um tempo, ou seja, já pesquise os preços antes da época promocional. Assim, você saberá se aquele mesmo produto que custava um valor em outro mês está realmente mais barato no momento da promoção.Então, o segredo da economia é se programar em vários sentidos.
Liquidações
Já viu aquela foto na internet, que o produto está com a famosa etiqueta amarela, mas quando retirada aparece com o mesmo valor na etiqueta branca? Pois é. Parece mentira, mas as liquidações podem ser ambientes perfeitos: loja cheia, correria, promoções de fim de ano. Todo um clima é preparado para fazer você comprar. Então, fique calmo, tenha foco e anote tudo! Só assim você gastará exatamente o que pode, sem esquecer da economia.
Datas especiais
Muitas das datas que comemoramos, como dia das mães, foram criadas pelo próprio comércio para que as pessoas não esqueçam de gastar com aquele ente querido. Então, nas datas especiais é quando os preços estarão mais altos, principalmente em cima da hora, ou seja, na semana da data ou um dia antes. Com certeza, você vai gastar mais porque não se programou para esse presente.
Conclusão
O momento ideal para gastar nas promoções de final de ano é aquele que está dentro do código de defesa do consumidor, ou seja, aquela compra que te dará direitos de troca, é de qualidade e ainda te protege te problemas futuros. Então, pesquise muito para aproveitar as promoções de verdade e aproveite! Não caia naquele con