Real Digital – Banco Central planeja deixar moeda nacional online
Assim como está acontecendo na China, o Brasil planeja lançar sua própria versão do real digital.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou no começo de abril que o projeto do real digital está avançando e prometeu que terá novidades muito em breve.
Quais são os passos para tornar o real digital?
A primeira coisa que precisa ser feita é a simplificação da moeda, através de um projeto da nova Lei Cambial, depois acontece a internacionalização e a conversibilidade e por fim, é a digitalização.
Além disso, o presidente do Banco Central mencionou o mesmo tema na semana passada, durante um encontro feito virtualmente promovido pelo Bank of International Settlement (BIS).
Na ocasião, o dirigente explicou que não consegue fornecer maiores detalhes, entretanto, mencionou alguns estudos para entender se a emissão da divisa seria feita apenas pelo BC ou por qualquer outro banco, se será tributável e se teria um limite para realizar essas operações.
Ideia de real digital vem de um ano atrás
Campos Neto tem mencionado a possibilidade de o país ter um real digital há, pelo menos, um ano.
O projeto se insere dentro deum cenário onde os Bancos Centrais do mundo inteiro se debruçam sobre as chamadas CBDC – Central Bank Digital Currency.
Para os líderes globais, o exemplo da moeda digital chinesa, lançado no início do mês, é uma boa oportunidade para outras autoridades monetárias conseguirem validar também os seus projetos.
Segundo o professor de Finanças do Insper, Alexandre Chaia, a digitação é a maior tendência do mundo e o Banco Central brasileiro tem seguindo o rumo e colocando o país cada dia mais dentro dos sistemas financeiros digitais.
Mercado digital pode ajudar Banco Central a controlar o dinheiro no país
A moeda digital irá permitir que o Banco Central tenha um controle dos dados da economia em tempo real, saber para onde está indo o fluxo, onde está caminhando a geoeconomia.
Assim, a partir de um controle de dados maiores, é possível aumentar a capacidade de se construir políticas monetárias.
Além disso, a digitação do real ajudaria também a aumentar a segurança do sistema como diminuir os custos relacionados ao manuseio do dinheiro físico.
A ideia é que operar uma moeda física em si é muito cara, porque necessita de transporte e reposição de numerário ao fato de tornar difícil uma falsificação.
Investidores que aceitaram o risco em abril se saíram com melhores resultados
Abriu conseguiu premiar os investidores que aceitaram tomar o risco de investir, mesmo com a vacinação contra a covid-19 em uma marcha bem lenta e os ruídos que giram em torno do Orçamento 2021.
Os principais índices da bolsa subiram e até o dia 29 conseguiram anular as perdas do ano.
Já os títulos de renda fixa longos também conseguiram se valorizar, enquanto o dólar e o ouro passaram a cair.
A avaliação é que os ventos externos conseguiram ajudar e que o ciclo de elevação de juros no Brasil tirou a pressão enorme que estava sobre o câmbio.
Entretanto, a diversificação internacional segue, contudo, no radar com os ativos que estão nos Estados Unidos e na Ásia entre as preferências.
No Brasil, a busca por crédito privado, bolsa, multimercados e os títulos atrelados à inflação podem ser as melhores opções de investimentos atuais.