Revisão do FGTS 2022 – Veja tudo o que precisa saber

A revisão do FGTS 2022 sem dúvida é o assunto do momento. Seu objetivo consiste em ampliar o valor do fundo de garantia. E mesmo ainda não tendo sido julgada, já existe uma grande expectativa por parte dos trabalhadores em sacar o montante desta revisão.

Além disso, muitos acreditam que o período referente a revisão do FGTS se estende de 1999 a 2013. Mas é possível que esse período seja ampliado. Saiba mais sobre o que se baseia a revisão do FGTS 2022, quem pode solicitar a revisão e muito mais!

Veja também:

Afinal, o que é a revisão do FGTS 2022?

revisão do fgts 2022

A revisão do FGTS 2022 consiste em uma ação que procura afastar a taxa referencial do FGTS e aplicar outra mais vantajosa. Afinal, a taxa de correção mensal do FGTS não acompanha a inflação, desvalorizando os valores contidos no Fundo de Garantia.

Ou seja, desde 1999 que foi quando a TR começou a ser aplicada sobre o FGTS, o mesmo passou a perde seu poder de compra. Com isso, a inflação consome boa parte do dinheiro depositado no Fundo de Garantia.

Fora isso, vale também destacar que a revisão do FGTS 2022, englobará o período de 1999 a 2021, e não somente até 2013 como muitos falam.

Taxa Referencial – Como ela influencia na revisão do FGTS 2022?

A taxa referencial é uma taxa criada na década de 90, mais precisamente durante a época da hiperinflação. Nesse período os valores chegavam a ultrapassar os 2400% ao mês.

Mas, nos últimos anos, o controle sobre a inflação ficou sob a responsabilidade da taxa Selic. E mesmo que a TR ainda seja usada nos dias atuais como índice de reajuste, seu foco agora é outro. Ou seja, atualmente essa taxa funciona mais como um indicador geral de economia.

Apesar disso, a inferência desse índice ainda compromete os resultados de vários ativos. E o FGTS é um deles.

No geral, a aplicação da TR sobre o FGTS, impede que os valores presentes na conta fundiária se submetam a correção monetária. Assim, vários trabalhadores deixaram e continuam deixando de receber montantes em dinheiro nas suas contas do FGTS.

Quem pode solicitar a revisão?

Basicamente, todo trabalhador que exerceu atividade remunerada com carteira assinada após 1999 pode solicitar a revisão do FGTS 2022.Essa regra vale tanto para quem sacou parte do FGTS quanto para quem fez o saque integral do valor.

Para saber se você tem direito a essa revisão é preciso, inicialmente, fazer o cálculo. E, a partir do resultado, poderá verificar se o montante a receber é vantajoso e compensa buscar pela revisão.

Além disso, você também terá que obter o extrato analítico do FGTS. Isso porque é neste documento que constarão todos os juros e atualizações monetárias dos valores depositados.

Como obter o extrato do FGTS?

Para obter seu extrato, basta se encaminhar até uma agencia da Caixa Econômica e solicitar ao atendente a copia do extrato.

Também é possível obter essa cópia diretamente da sua casa, através do app FGTS ou então pelo computador. Neste ultimo caso, você obtém seu extrato seguindo os passos abaixo:

  1. Primeiramente acesse o site da caixa
  2. Informe o numero do seu CPF ou então do NIS e em seguida clique no comando “Cadastrar Senha”
  3. Leia o regulamento e estando de acordo clique em “Aceito”
  4. Preencha os campos solicitados
  5. Elabore uma senha com 8 dígitos e, em seguida clique em “Confirmar”
  6. Por fim, adicione o numero do CPF ou NIS no campo indicado, assim como a senha e clique em “Acessar”.

Pronto! Seguindo os passos acima você terá acesso a plataforma do FGTS, onde poderá baixar ou imprimir os extratos do seu fundo de garantia. E, com base neles, verificar se o montante a receber de fato compensará a busca pela revisão do FGTS 2022!

Karina Matos

Formada em Enfermagem e Biologia pela UFPI, atuo como redatora de conteúdo para web há mais de 10 anos, amo o que faço, sou proativa e determinada. Desenvolvo conteúdos para diferentes nichos, sempre buscando aprimorar meus conhecimentos e técnicas para superar as expectativas, pois meu lema é "Não existe obstáculos quando há Foco, Força e Fé".