Saiba quais são todos os riscos de investir em ações

Quando o assunto é investimento em ações na Bolsa de Valores, muitas pessoas preferem fazer aplicações baixas com medo de perder toda a sua poupança e por isso é muito importante saber quais são os riscos de investir em ações.

O risco é a probabilidade de alguma variável ou incerteza não calculada ter grande impacto no desempenho de alguma aplicação. Isso quer dizer que o risco está diretamente ligado à previsão do retorno daquele dinheiro em questão que foi investido.

Diversas pessoas preferem correr algum risco para conseguir obter sucesso com essa forma de investimento, mas saiba que é possível diminuir bastante os riscos de investir em ações.

Diferentes riscos de investir em ações 

riscos de investir em ações

Conheça todos os riscos de realizar investimentos em ações e quais são as características de cada um deles.

Risco da empresa

Antes de realizar investimentos em determinada empresa é necessário saber se ela está dando prejuízo ou está em crescimento. Verificar todos os índices de endividamento e rentabilidade também é muito importante.

As empresas que enfrentam problemas de caixa ou até mesmo de crescimento geralmente são mal avaliadas pelo mercado financeiro, fazendo com que o preço das ações tenha uma queda significativa.

Risco de liquidez

Essa é a dificuldade de encontrar compradores para as ações que uma pessoa deseja vender. Mas vale ressaltar que esse tipo de risco de investir em ações seja bastante minimizado comprando papéis de empresas sólidas.

Esse é um dos riscos que fazem com que todas as ações das empresas sólidas possuam uma demanda maior na Bolsa de Valores, uma boa liquidez.

Risco de mercado

Esse risco geralmente acontece quando o preço de uma ação sofre uma desvalorização, decorrente de variáveis que estão totalmente fora do controle da empresa.

Por isso, um grande aumento da intervenção estatal nos bancos pode fazer com que eles percam a competitividade no mercado. As interferências externas também representam um grande risco no mercado, como os juros, as variações na inflação e a taxa de desemprego.

Risco dos juros

As taxas de juros do mercado acabam afetando as ações de duas diferentes formas, deixando as ações menos atraentes, confira:

  • A primeira é por conta do custo de oportunidade, quando as taxas crescem e os investidores podem contar com um incentivo adicional para fazer investimentos na renda fixa;
  • A segunda é quando alguns setores e empresas possuem uma sensibilidade maior às taxas de juros.

Risco da corretora

A corretora de valores atua de forma obrigatória na intermediação entre a empresa e o investidor, na venda e compra de ações. Caso essa corretora quebre, as suas ações não sofrerão nenhum impacto.

Os reais riscos de investir em ações acontecem quando o seu saldo pode ser confiscado, em caso de falência das corretoras. Mas vale dizer que o risco de falência da corretora é quase nulo.

Risco cambial

Esse é um  dos riscos de investir em ações mais comuns e é bastante parecido com o risco de juros. A semelhança é por ter um lado específico, enquanto o outro é mais como uma sistematização.

As taxas de câmbio também acabam tendo uma relação mais inerente com as taxas de juros.

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.