Saiba qual é o melhor investimento para aposentadoria
Quem está em busca do melhor investimento para aposentadoria e não sabe como tomar a melhor decisão, é necessário entender alguns conceitos importantes.
Em primeiro lugar, é necessário entender qual o seu perfil de investimento. Dentro do mercado financeiro, existem diversas possibilidades, porém, cada uma para um tipo de investidor.
Sendo assim, além de entender a sua personalidade dentro do mundo das ações, é necessário compreender os objetivos a serem alcançados. Com isso, o melhor investimento para aposentadoria poderá ser encontrado.
Melhor investimento para aposentadoria: defina seu perfil
O primeiro passo para escolher o melhor investimento é entender o seu perfil dentro do mundo financeiro. Atualmente, podemos citar os três grandes grupos de investidores:
- Perfil conservador: investimentos de baixo risco, com pouca possibilidade de perda do capital, porém, com lucratividade reduzida.
- Perfil moderado: tipo de investidor que gosta de correr riscos moderados, gerando assim mais lucratividade.
- Perfil agressivo: investidores que gostam de investir com menos segurança, porém, com mais possibilidade de ganhos.
Defina um objetivo de longo prazo
O objetivo é definir o melhor investimento para aposentadoria, certo? Mas antes, é necessário entender: quanto você deseja ter de retorno? Quais as suas possibilidades de investimento? Quanto tempo vai investir?
Após fazer um mapeamento da sua situação atual, já podemos partir para o próximo passo, que é a escolha do melhor tipo de ativo presente hoje no mundo dos investimentos.
Melhor investimento para aposentadoria: Opções disponíveis
Veja a seguir qual o melhor investimento para aposentadoria de acordo com seu perfil. Vale lembrar que todas as opções são interessantes para rendimento em longo prazo. Além disso, os investidores podem variar, escolhendo uma ou mais opções:
- Previdência privada: para aquelas pessoas que possuem um perfil conservador e desejam fazer um investimento de longo prazo, a previdência privada pode ser a primeira opção.
- Tesouro IPCA: ainda em investimentos de baixo risco, podemos citar o Tesouro IPCA. Esta modalidade é oferecida pelo Tesouro Direto, fundos de investimento do Governo Federal.
- Ações em setor perene: investir em ações de setor perene significa investir em empresas com menores riscos. E os riscos são menores justamente por estas empresas oferecerem serviços essenciais, como por exemplo: luz, água ou serviços financeiros.
- FIIs: os fundos de investimento imobiliários são opções interessantes para quem possui perfil moderado ou agressivo. Neste tipo de investimento, é criada uma espécie de “grupo” de investidores e todos os recursos são direcionados ao mercado de imóveis.
Como começar a investir?
Se você já escolheu o melhor investimento para aposentadoria, aquele que mais combina com você, mas não sabe por onde começar, saiba que o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de investimentos.
Por meio da corretora, você pode movimentar sua carteira, determinando quais os tipos de ações e ativos mais combinam com você. Ao longo do tempo, você vai praticar e entender como movimentar seu capital.
Porém, no caso de investimento em previdência privada, é possível procurar auxílio de alguma instituição financeira que ofereça este tipo de produto.