Serasa ou SPC? Saiba qual é mais levado em consideração pelos bancos

Na hora de ter crédito aprovado, os bancos e financeiras fazem uma análise completa do histórico do cliente. Mas afinal de contas, qual órgão é mais consultado: Serasa ou SPC

Os chamados órgãos de proteção ao crédito são responsáveis por fornecerem informações a respeito da vida financeira dos cidadãos. Por meio delas, as instituições financeiras conseguem verificar se o cliente em potencial é um bom pagador. 

Ter o nome restrito no Serasa ou SPC significa ter mais dificuldade em conseguir crédito no mercado, como financiamentos, empréstimos e até mesmo adesão a cartões. Porém, quais são os órgãos de proteção ao crédito mais consultados? 

Qual órgão é mais consultado pelos bancos: Serasa ou SPC? 

Você está tentando aumentar o seu score e não sabe qual órgão é mais considerado pelos bancos? Antes de tudo, vamos entender qual a diferença entre os dois. Serasa ou SPC, qual é mais importante?

O Serasa é um órgão que foi criado no ano de 1968 pela Federação Brasileira dos Bancos. Quando surgiu, o seu principal objetivo era o de fornecer relatório dos clientes a respeito de pagamentos para as instituições financeiras.

Por outro lado, o SPC é um órgão que tem dados voltados ao comércio, por meio de dados fornecidos pelos lojistas que são credenciados. Por isso, embora os dois órgãos de proteção ao crédito tenham a mesma função, eles têm uma organização um pouco diferente. 

Com isso, entre o Serasa ou SPC, os bancos sempre levarão mais em consideração as informações que constam no Serasa. Isso acontece justamente porque na plataforma os dados de empréstimos podem ser consultados, assim como cartões e financiamentos. 

Quem deseja ter aprovação de crédito facilitada, deve sempre focar no Serasa Score, que é um dado importante para as instituições que oferecem crédito aos clientes.  

Como aumentar o score no Serasa ou SPC

Quem deseja ter aumento no score do Serasa ou SPC, deve focar em algumas atitudes simples, mas que fazem toda a diferença: 

  • Para quem está com contas atrasadas, o ideal é renegociar. Lembre-se de que o primeiro passo é deixar o nome sem nenhum tipo de restrição;
  • Fazer compras parceladas e pagar na data do vencimento também é importante. Com as informações do cadastro positivo, o cliente pode conseguir vantagens;
  • Procure ter contas em sua titularidade. Desta forma, os órgãos de proteção ao crédito conseguem acumular pontuação, informando às instituições financeiras que você é um bom pagador; 
  • Procure manter os seus dados pessoais atualizados nas instituições bancárias, isso também pode influenciar no aumento do score. 

Órgãos de proteção ao crédito mais famosos 

Além do Serasa ou SPC, existem outros órgãos de proteção ao crédito que podem ser consultados pelos bancos. Entre eles, podemos citar a Boa Vista, que é responsável pela base de dados do SCPC. 

Desta forma, embora o Serasa seja o órgão mais importante para os bancos, se o cliente deseja ter mais chances de adesão a crédito, contratação de financiamentos em geral e melhora nos limites, o ideal é também estar em dia com o SPC e o Boa Vista. 

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.