Sociedade de empréstimo entre pessoas: Saiba como funciona

Você sabia que além dos famosos empréstimos pessoais e consignados, existem outras modalidades de empréstimo no mercado? Um tipo de crédito que está crescendo muito entre as fintechs é chamado de sociedade de empréstimo entre pessoas.

Nesta modalidade, ao invés de recorrer aos bancos tradicionais ou financeiras, é possível fazer transações entre pessoas físicas. Desta forma, quem está precisando de dinheiro pega emprestado com quem deseja investir. 

Porém, a transação é toda feita de forma segura, sendo que são as fintechs que fazem o intermédio destas movimentações. Uma das maiores vantagens da modalidade é justamente um serviço menos burocrático e mais barato. 

Entenda o que é a sociedade de empréstimo entre pessoas

A SEP, sociedade de empréstimo entre pessoas, conforme dito anteriormente, vai na contramão dos créditos tradicionais. 

Nesta modalidade, duas pessoas comuns firmam um contrato de empréstimo. Porém, todo o processo é executado pela fintech, que determina os valores de juros e estrutura as formas de pagamento. 

Sendo assim, o trabalho da fintech é justamente o de fazer a conexão de pessoas que precisam de dinheiro, com pessoas que desejam investir seu capital e ter retorno com o pagamento dos juros. 

Vale lembrar que o serviço está ganhando cada vez mais adeptos e o motivo é justamente a possibilidade de ter juros mais acessíveis e um sistema muito mais desburocratizado. 

Alguns exemplos de fintechs que atuam prestando este tipo de serviço são: Mutual, Peak Invest e IOUU.    

Como funcionam as fintechs

As famosas fintechs, responsáveis pelo intermédio da sociedade de empréstimo entre pessoas, são empresas que atuam no mundo financeiro, porém, de forma moderna e tecnológica. 

O nome vem do inglês e significa: tecnologia financeira. Vale lembrar que estas empresas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado justamente por oferecerem serviços a preços mais acessíveis do que os bancos tradicionais, por exemplo. 

Além de oferecerem serviços de empréstimo, geralmente os bancos digitais oferecem cartões de crédito sem anuidade e até mesmo contas digitais a baixos custos. 

Vantagens da sociedade de empréstimo entre pessoas

  • Possibilidade de pagamentos de juros mais acessíveis; 
  • Possibilidade de investimento com altos ganhos; 
  • Procedimento pouco burocrático; 
  • Incentivo para quem está precisando investir ou deseja começar um negócio; 
  • Mais garantia de pagamento, menos inadimplência e menos risco para quem está investindo.

Saiba como aderir 

A sociedade de empréstimo entre pessoas é oferecida por diversas fintechs que atuam no Brasil. Para aderir é necessário seguir os seguintes passos:

  • Faça uma pesquisa e escolha a fintech de sua preferência;
  • Preencha os dados para passar por uma análise de crédito;
  • Caso for aprovado, você receberá um e-mail informando o valor do crédito oferecido e a forma de pagamento. O contrato pode ser assinado de forma virtual;
  • O dinheiro cai na conta informada no cadastro realizado pelo cliente. 

Saiba como investir 

Para quem deseja investir por meio da sociedade de empréstimo entre pessoas, pode acessar o site da fintech desejada e clicar em “quero investir”. Desta forma, você terá todas as informações a respeito de juros e valores a serem investidos. 

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.