Taxa Selic baixa: onde investir?

Esta é uma dúvida bastante comum entre os que desejam dar os primeiros passos em investimentos. Afinal, a renda fixa, uma das modalidades de investimento mais conhecidas atualmente, sofre bastante por conta da queda na taxa básica de juros (Selic).

Em 2019, a Selic fechou o ano em 4,5%, sua mínima histórica (até então). Investidores de renda fixa ficaram bastante preocupados, uma vez que a rentabilidade desse tipo de investimento depende diretamente dos valores do índice. Quanto menor o valor, menor o rendimento. Durante a escrita deste artigo, a Selic está em apenas 3%. Novo recorde.

Se você pretendia investir em renda fixa ou já possui algum valor aportado, não precisa se preocupar. Este artigo busca explicar, em detalhes, outras modalidades que podem ser rentáveis neste momento de crise global.

Veja onde investir com a taxa Selic baixa

Taxa Selic
Onde investir com a Taxa Selic baixa? Confira!

Devo investir em renda fixa, mesmo com a queda da taxa Selic?

Em resumo, sim. Você não deve abandonar o investimento em renda fixa por conta da queda da taxa básica de juros. O investimento em renda fixa auxilia ainda o mercado a reduzir as chances de ocorrer grandes volatilidades financeiras.

Não se pode deixar de lado a segurança do investimento em Tesouro Direto, por exemplo, o qual é assegurado pelo governo. Ou seja, não há risco de perda.

Há modalidades seguras e mais rentáveis?

Sim. É possível adquirir títulos pós ou pré-fixados, os quais costumam ter rentabilidade muito superior às rendas fixas. No caso da renda pré-fixada, você receberá o valor investido e corrigido por meio de uma cotação fixa. Por exemplo, se selecionar um título pré-fixado, com taxa de juros a 7% ao ano, receberá o valor total investido no fim do período acrescido dos juros.

O Tesouro Selic também pode ser uma boa oportunidade de investimento, uma vez que sua volatilidade é baixa e sua liquidez é diária. Além disso, o governo federal e as autarquias regulatórias garantem a segurança do capital investido.

Ser mais arrojado é uma boa ideia

Uma maior volatilidade certamente acrescenta riscos adicionais ao investimento. No entanto, pode ser uma ótima ideia investir uma certa quantidade de capital em investimentos de risco moderado ou mais alto, como ações, opções ou outras modalidades de fundos, como fundos multimercado, por exemplo.

Alguns fundos multimercado têm uma volatilidade mais conservadora, enquanto outros possuem oscilações bastante agressivas, como se fossem ações.

A compra de ações no momento correto também pode ser uma excelente fonte de renda de longo prazo. Trata-se, no entanto, de uma das modalidades mais arriscadas de investimento, ainda que seja a de maior potencial de ganhos.

Aprenda com quem entende sobre o assunto

Se você não faz ideia de como começar a investir e ganhar dinheiro, é necessário buscar auxílio profissional. Os benefícios de buscar conhecimento serão sentidos no curto prazo.

É possível recorrer a um assessor de investimentos, responsável por alocar seu capital de maneira correta. As principais corretoras de investimentos possuem plataformas digitais que podem auxiliar você a dividir seu dinheiro em operações distintas, minimizando os riscos e aumentando a capitalização.

Leia, também: FII: os queridinhos do investimento em 2020

Editor

Entusiasta ao marketing online, apaixonado por crédito e finanças pessoais