Tipos de fundos multimercado e suas vantagens e desvantagens
Depois de termos falado aqui sobre o tema, como ele funciona, vamos falar dos tipos de fundos multimercado.
Portanto, se te interessa entender quais são os tipos, fique comigo até o final.
Boa leitura!
Tipos de fundos multimercado
– Balanceados:
Os fundos multimercado adotam uma estratégia de alocação que já é pré-definida, especificando o mix de investimentos em diversas classes de ativos, incluindo dois itens como:
- Deslocamentos táticos;
- Políticas de rebalanceamento explícitas.
Além disso, o benchmark precisa acompanhar a composição desse mix, o que significa que o seu desempenho não pode ser comparado com uma única classe de ativos.
Por fim, é importante lembrar que aqui é possível realizar alavancagem.
– Livre:
Esses fundos não tem um compromisso de focar em uma estratégia específica de investimento.
Como ela inclui uma variedade de possibilidades, essa categoria é uma das que tem maior volume de investimentos entre os fundos de multimercados.
– Tipos de fundos multimercados – Macro:
Esses são os mercados que realizam operações utilizando estratégias de investimentos que são baseadas em macroeconomias de médio e longo prazo.
– Trading:
Fundos que exploram oportunidades de ganhos a partir de movimentos de curto prazo nos preços dos ativos.
– Long and Short – direcional:
Fazer operações de ativos e derivativos ligados ao mercado de renda variável, montando assim posições compradas e vendidas, com o objetivo de busca resultado com a diferença dessas posições.
– Long and Short – Neutro:
Aqui também se montam posições compradas e vendidas com ativos e derivativos ligados ao mercado de renda variável, mas, ele tem como objetivo manter a exposição financeira liquida limitada a apenas 5%.
– Juros e moedas:
O objetivo aqui são os retornos a longo prazo com investimentos em ativos de renda fixa com risco de juros, risco de índice de preço e também risco de moeda estrangeira.
Portanto, não se tem aqui exposição a ativos de renda variável com as ações.
– Capital protegido:
Esses são os fundos multimercados onde se buscam retornos em mercados de risco procurando se proteger, seja parcialmente ou totalmente o investimento inicial feito.
– Estratégia específica:
Aqui se adotam estratégias de investimento que implique em riscos bem específicos, tais como o futuro de índice ou mesmo as commodities.
– Investimento no exterior:
Para que os investimentos receberam essa classificação, os fundos multimercados precisam investir, pelo menos, 40% do patrimônio liquido em ativos financeiros que estão no exterior.
Além disso, eles são uma das maiores categorias de fundos multimercados.
Quais são as vantagens e desvantagens dos fundos multimercados?
Assim como acontece com outros tipos de investimentos, os multimercados tem algumas vantagens e desvantagens, abaixo falo um pouco mais sobre isso:
Uma das vantagens é que você tem a chance de ter acesso a uma carteira diversificada de ativos de diferentes classes realizando apenas um investimento.
Além disso, você pode contar com uma gestão especializado e profissional, o que lhe dá uma segurança maior ao seu dinheiro.
Outro ponto positivo está na flexibilidade dos fundos, já que você não precisa focar somente em uma estratégia.
Assim, o seu gestor vai poder mudar rapidamente a aplicação caso ele perceba que a primeira não esteja funcionando.
A parte negativa é que como existe uma variedade de ativos e que tem pouca liquidez, os prazos de resgate podem ser bem mais longos do que outros fundos.
Assim, você pode acabar encontrando dificuldades de obter o dinheiro caso você precise dele rapidamente.
Por fim, é importante saber que, assim como existe um potencial de ganho grande, as perdas também podem vir a ser significativas.