Vale a pena colocar o cartão de crédito em débito automático?

Colocar o cartão de crédito em débito automático parece apenas trazer vantagens, não é? Afinal, você garante que nunca mais se esquecerá de fazer o pagamento. Assim, não precisa lidar com os juros. Porém, será que esta prática realmente vale a pena?

Enquanto esta certamente é uma maneira conveniente de pagar as contas e organizar a vida financeira, não é apenas cheia de vantagens. Portanto, este post vai ajudar a responder, de uma vez por todas, se vale a pena colocar o cartão de crédito em débito automático.

Maiores vantagens de colocar o cartão de crédito em débito automático

Conveniência é a maior vantagem, sem dúvida. Ou seja, é uma forma de economizar seu tempo. Afinal, você não precisa mais se preocupar com pagar o cartão.

Outra grande vantagem é a questão da economia. O atraso no pagamento do cartão pode resultar em juros, que tendem a ser bem caros. Se você perceber o atraso rapidamente o impacto não é tão grande, mas se esquecer por um bom tempo, as consequências podem doer no bolso.

Alguns outros benefícios de colocar o cartão de crédito em débito automático

Além destes, existem outros impactos menores, mas que também são positivos. Por exemplo, se você se preocupa com a pontuação de crédito. Como você não perde nenhum pagamento, seu score se mantém.

Além disso, alguns bancos tendem a recompensar os clientes que colocam os pagamentos do cartão de crédito em débito automático.

Desvantagens de colocar o cartão de crédito em débito automático

Mas, nem tudo são flores. Uma informação importante é que o pagamento é “automático” e não imediato. Pode ser que leve algum tempo até que o mesmo seja confirmado.

Então, se você coloca o pagamento no dia em que seu cartão vence, está correndo um risco de atrasar um pouco. Como isso é automático, pode acabar pagando juros à toa a cada mês sem perceber.

Porém, o maior risco de colocar o cartão de crédito no automático é que ele é uma despesa variável. Ou seja, pode ter um valor muito alto a cada mês. É diferente do aluguel, por exemplo, que você sabe que é o mesmo.

Não ter o hábito de olhar o cartão para pagar pode fazer com que você perca um pouco o controle sobre ele. Ou seja, simplesmente paga e o dinheiro sai da sua conta automaticamente. Quando você percebe, gastou muito mais do que planejava.

Vale a pena colocar o cartão de crédito em débito automático?

Afinal de contas, vale a pena ou não colocar o cartão de crédito em débito automático?

Voltando à pergunta original, geralmente a resposta é não. Apesar das vantagens que este modelo traz, é muito fácil que você perca o controle, pois o pagamento varia bastante.

Além disso, você tende a nem olhar a fatura, podendo pagar por coisas que não comprou. O risco do descontrole financeiro é maior do que a conveniência.

Agora que você já sabe se vale a pena ou não colocar o cartão de crédito em débito automático, quer conhecer outras dicas de como usar esta ferramenta? Então, confira este artigo sobre como fazer compras com o cartão de crédito durante a pandemia.

Editor

Entusiasta ao marketing online, apaixonado por crédito e finanças pessoais