Vantagens dos Fundos imobiliários – Conheça 9 para investir aqui

Quer saber quais são as vantagens dos fundos  imobiliários? Esse post é para você.

Aqui falarei tudo o que você precisa sobre o tema e claro, porque você deve começar a investir aqui.

Sabemos que os fundos imobiliários têm crescido muito nos últimos anos, já que eles dão uma ótima rentabilidade, além de outras vantagens.

Se você tem o habito de investir, mas ainda acabou não apostando nos Fundos Imobiliários, fique comigo até o final que apresentarei todas as vantagens interessantes sobre ela.

Boa leitura!

Vantagens dos Fundos imobiliários – Conheça 10 para investir aqui

1 – Aplicação de dinheiro inicial baixa:

Quando você decide comprar um imóvel físico, você precisa ter uma quantia que dê para comprar esse bem ou precisar fazer um financiamento.

Já nos Fundos Imobiliários, mesmo que você tenha pouco dinheiro, você pode ter acesso a imóveis e empreendimentos de valor elevado, que são acessíveis apenas a grandes investidores.

Negociando então as suas cotas, os Fundos Imobiliários te possibilitam adquirir pequenas partes de imóveis de alto padrão e assim, ter ganhos.

2 – Vantagens dos Fundos Imobiliários – Maior qualidade dos inquilinos:

Além de você conseguir acessar grandes empreendimentos, através dos Fundos Imobiliários você pode se expor a inquilinos com grande qualidade de crédito.

Esses inquilinos, no caso, podem ser grandes instituições multinacionais ou nacionais, carregando assim uma baixa chance de inadimplência.

É bem verdade que alguns fundos de contratos acabam dando uma locação atípica, normalmente com inquilinos sólidos, com um grupo empresarial que ocupa um terreno para fazer um supermercado.

Normalmente, esses contratos são superiores a 10 anos e contém clausulas que irão permitir que o locatário rescinda o contrato antes do fim do prazo ou entre com uma ação para diminuir o valor do aluguel.

Portanto, mesmo se ele quiser sair do imóvel, ele vai precisar pagar o valor presente do fluxo de alugueis devidos até o final do período de locação.

3 – Ganhos de renda variável, segurança de renda fixa:

Os Fundos de Investimentos te permitem conquistar uma rentabilidade maior do que a renda fixa mais conservadora pode dar.

Assim, mesmo que o valor das cotas acabe oscilando com o tempo, seja para cima ou para baixo, a volatidade acaba sendo menor do que acontece nas ações.

Portanto, essa é uma alternativa muito interessante para o investidor que aceita investir com pouco risco, buscando por um retorno, mas sem sofrer as emoções da renda variável.

4 – Vantagens dos Fundos Imobiliários – Distribui os seus dividendos:

Nos fundos imobiliários são obrigados, por lei, distribuir aos seus cotistas, pelo menos, 95% do lucro caixa que foi apurado pelo fundo a cada semestre.

Entretanto, no Brasil, é comum fazer a distribuição dos dividendos de maneira mensal.

Essa é uma maneia de atrair mais investidores, já que eles conseguem ter uma renda regular mensalmente.

Já os 5% que ficam, são retidos pelos gestores para ser utilizado como título de reserva gerencial ou criar um caixa para a manutenção do fundo.

5 – O Imposto de Renda não é cobrado:

Toda a distribuição dos rendimentos que veem dos Fundos imobiliários é isenta de Imposto de Renda.

Já se você é um proprietário de um imóvel locado para terceiros, você tem a obrigação de recolher o IR sobre o aluguel recebido.

Vale ressaltar aqui que o investidor também pode ter um ganho de capital maior caso as suas cotas se valorizem, mas esse ganho acaba tendo Imposto de Renda.

Se elas forem vendidas por um preço superior ao da compra, o valor do Imposto de Renda será de 20%.

6 – Vantagens dos Fundos Imobiliários – Liquidez:

As cotas podem ser negociadas que estão disponibilizadas pelas corretoras, durante os pregões que acontecem na B3.

Assim, se um cotista quer se desfazer de uma parte ou toda a sua cota, você pode vender na Bolsa de Valores para qualquer outro investidor interessado por um preço negociado no momento da transação.

7 – Diversificação:

Os fundos imobiliários podem ter muitos tipos de ativos em sua carteira, alguns deles são:

  • Imóveis físicos;
  • Galpões logísticos;
  • Lajes corporativas;
  • Shopping Centers;
  • Hospitais;
  • Agências bancarias;
  • Indústrias.

Tudo isso consegue mostrar que os Fundos Imobiliários permitem a você ter uma exposição bastante diversificada em sua carteira, o que ajuda na reação de diferentes situações econômicas.

Durante a pandemia, os shoppings, por exemplo, precisaram serem fechados as portas e não receberem aluguéis dos lojistas, mas os galpões acabaram aumentando a lucratividade em razão da onda de ecommerce.

 

Taynara

Formada em Psicologia pela Universidade Paulista, sou coordenadora há 5 anos do projeto de produção de conteúdo do Marketing Team. Além disso, atuo no mercado financeiro em ações na Bolsa de Valores e investimentos esportivos há 3 anos. Através dessa página tento passar o máximo de conhecimento obtido sobre os temas há vocês.