Veja 5 dicas do que NÃO comprar com seu cartão de crédito

Veja 5 dicas do que NÃO comprar com seu cartão de crédito É fácil saber em que gastar o limite do cartão de crédito, mas é correto?

Adoramos utilizar o cartão de crédito principalmente porque ele nos dá fôlego. Com a chegada dele as nossas vidas, sempre teremos a chance de pagar uma compra só depois, em alguns casos, com até quarenta dias de prazo. Pagar no crédito é fácil e prático.

Mas como saber que situações são essas? Para quem não é impulsivo e de NÃO comprar com seu cartão de crédito e sabe organizar a vida financeira, será fácil entender em que casos pagar com o cartão de crédito e quando utilizar dinheiro ou débito. Porém, se você for aquela pessoa gastadeira, fique ainda mais atento a nossas dicas!

Vamos trazer cinco situações em que o cartão de crédito não precisa ser retirado da carteira para você aprender bem como usar e ter o cartão de crédito como aliado, tendo assim uma relação saudável com seu bolso. Em cada tópico, traremos as compras e o porque elas não precisam ser feitas com o cartão de crédito!

NÃO- comprar-com-seu-cartão-de-crédito
NÃO- comprar-com-seu-cartão-de-crédito

1 – Contas de bares e restaurantes

Dificilmente, você gastará, sozinho, mais do que R$100,00 em uma conta de bares ou restaurantes, mas, caso aconteça, esteja preparado para gastar esse valor em uma noite. Passar uma compra dessa no cartão de crédito não é recomendado, porque você não está adquirindo nenhum bem e já consumiu tudo naquele dia, então porque pagar só na fatura algo que você nem está usando a longo prazo?

Então, tenha em mente o seu limite de gastos para diversão. Saia com dinheiro contado para esse fim e se limite a gastar somente o necessário. Assim, você não vai ter que recorrer ao cartão de crédito para pagar uma grande compra que nem devia ter sido feita. Esse tipo de gasto pode até acontecer, é saudável, mas, que seja com dinheiro ou débito.

2 – Compras do dia a dia

Digamos que você decidiu ir no mercado comprar ingredientes para um jantar. Duas pessoas irão aproveitar a refeição e você não deve gastar muito, cerca de R$50,00. Não há necessidade dessa compra ser no cartão de crédito. É interessante usar o seu limite de crédito quando fazer uma grande compra, aquelas que chamamos de compra mensal.

Dessa forma, você cria um padrão: em cada fatura, arca com as despesas de mercado do mês que passou e assim sucessivamente. Nesse caso, vale a pena, já que serão compras de valor alto que irão trazer boas movimentações para seu cartão de crédito.

Outro exemplo são pequenas compras de roupas e acessórios, uma calça, ou um brinco, por exemplo. Esse tipo de gasto é menor e pode ser passado no débito ou você deixar um dinheiro separado para este fim. Sem falar de compras em farmácias, conveniências. Crédito, nem pensar!

3 – Contas mensais

Um dos maiores erros é deixar que as contas de casa, como luz, água, internet fique numa espécie de débito automático no cartão de crédito. Muitas vezes, quando estamos apertados, até pagamos algumas dessas contas no cartão de crédito, mas essa regra deve valer apenas para esses casos: emergências.

Se isso for rotina e você pagar na fatura as contas que já venceram,em algum momento os juros vão te sobrecarregar e seu cartão de crédito vai ser quase todo ocupado por essas contas que deveriam ser obrigatórias para você, ou seja, ter sempre aquele dinheiro separado só para elas.

4 – Aplicativos de celular

É muito interessante para quem usa muitos aplicativos, como Uber, Ifood, ou serviços de streaming como Netflix e Spotify que essas mensalidades ou compras sejam descontadas direto no cartão de crédito. Só que se você usa quase que raramente, não tem necessidade de usar seu limite de crédito para isso.

Caso você seja um usuário frequente e possua vínculos com esses serviços, deixe que tudo seja cobrado no seu limite de crédito sim, desde que passe de um valor que você considere alto. Se é só de vez em quando, pague com o débito para não ocupar o limite de crédito com coisas desnecessárias.

5 – Produtos caros, mas sem vantagens

A dica primordial é utilizar o limite de crédito em compras grandes, mas é preciso levar em conta se esse gasto vai te trazer algum benefício. Digamos que você precisa muito daquele produto que vende naquela loja, mas comprando no cartão de crédito a empresa não te oferece desconto, ou um parcelamento mais camarada. Aí, vale mais a pena juntar o dinheiro e pagar à vista.

Só que se existem condições melhores para pagamento com cartão de crédito, aí vale a pena reservar uma parte do limite para tal fim. Observe o que você receberá em troca, sejam descontos, parcelamentos sem juros ou algum vínculo com aquele loja que pode te trazer vantagens.

Gostaram das dicas? Memorize essas informações para que você utilize seu limite do cartão de crédito com sabedoria. É primordial lembrar que o cartão de crédito existe para ser gasto, mas nem por isso você precisa comprar tudo com ele. Escolha suas compras e reserve seu limite para o que realmente importa.Tendo em mente que o cartão de crédito não é uma renda a mais, mas sim uma ferramenta de organização já clareia sua mente para tomar as melhores decisões. Então, use seu cartão com sabedoria!

Mônica

Formada em Jornalismo pela UNIGRAN (Dourados), experiente em conteúdos de finanças.