Visa entra como bandeira preferencial de cartões de crédito e débito da Caixa
Um acordo entre gigantes, que insere a multinacional americana de serviços financeiros Visa, particularmente, como parceira comercial da Caixa Econômica Federal (CEF) nos próximos dez anos, foi firmado na última quinta-feira (12), em Brasília.
Essa parceria terá dois objetivos bem definidos: i. ampliar a participação do banco no mercado de cartões de crédito ii. inclusão financeira da população de baixa renda do Brasil.
Nesse sentido, a negociação coloca a Visa como bandeira preferencial nas operações de crédito da Caixa (a medida vale, ainda, para operações de débito e outros meios de pagamento). A meta da instituição é nada mais que aumentar a carteira de clientes dessa modalidade, algo em torno de 175%, até 2022.
Além de assegurar a rentabilidade econômica dos meios de vencimento do banco estatal, o acordo proporciona, sobretudo, melhores condições de preço, anuidade e taxas de juros. Resumidamente, a Caixa estuda ofertas e lança ao público os produtos de longe mais atrativos, incentivando, assim, a adesão das pessoas.
Você certamente se perguntou onde está o lucro dessa ação, certo? Pois digo que esteja no retorno dos incentivos – já que o seu bom uso permite aumento do aporte de recursos.
A escolha da empresa se deu por meio de processo seletivo, realizado no ano passado, cuja proposta foi tida como a melhor oferta se comparada as demais. A Visa assume a posição de segunda bandeira de cartões da Caixa, e detém acesso de cerca de 30% da sua base.
Há, inclusive, produtos específicos para todos os públicos, desde pessoas de baixa renda até a classe média alta. Estes, por sua vez, serão oferecidos diretamente nas agências, lotéricas e correspondentes da Caixa.
Sob a perspectiva da Visa
Seguramente o Brasil é o segundo maior mercado para essa bandeira, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Essa sociedade veio em boa hora para a companhia, que tem como principal adversária a americana Mastercard.
Já faz algum tempo que a maior bandeira de cartão do mundo perdeu a liderança em cartões no país. Agora segue com o foco no meio digital para retomar fôlego e crescer juntamente com o mercado.
Um pouco de história
O primeiro cartão de crédito da Visa, no Brasil, foi emitido em 1983. Nos anos 2000, a marca alcançou um bilhão de plásticos ativos. A partir de 2007, a empresa passou por breve reestruturação, criando a Visa Inc, uma nova corporação global. Em 2014, o Visa Checkout possibilitou uma alternativa mais fácil e segura de pagar online.
Uma das principais bandeiras da organização é a inclusão financeira, onde os produtos ajudam pessoas carentes no mundo todo.
Cartões Caixa Visa
Até o momento, a Caixa disponibiliza cinco opções de cartões Visa, sendo eles: Nacional, Internacional, Gold, Platinum e Infinite – todos incluem os benefícios do Vai de Visa, Visa Checkout, Visa Causas e o Serviço de Assistência em Viagens.
Como escolher a melhor bandeira
Tem dúvidas sobre qual bandeira escolher? Já imaginou que a maneira como utiliza o plástico pode indicar o mais adequado para você?
Se há costume de viajar para o exterior, por exemplo, leve em consideração a presença internacional e o tradicionalismo. Além disso, programas de fidelidade e carteira digital devem estar inclusos também nessa avaliação.
Por último, e não menos importante, a bandeira é a responsável por promoções, descontos e ofertas de seguros.
Benefícios da bandeira
– Sem sombra de dúvidas, a Visa está na lista das bandeiras mais aceitas do mundo. Possui cerca de 1 bilhão de cartões emitidos;
– Adeptos de promoções têm na marca a oportunidade de usufruir dos descontos em restaurantes, lazer e compras em geral;
– O programa Vai de Visa oferece preços sugestivos em corridas de táxis, além de benefícios na compra de passagens aéreas;
– Amantes do futebol também têm vez, já que o Visa Passfirst facilita a compra de ingressos online para jogos de futebol, e o melhor: entradas antecipadas;
– É aceito em cerca de 200 países.
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a expectativa é de que essa parceria proporcione rentabilidade econômica dos meios de pagamento e a oferta de produtos mais atrativos para mais de 100 mil clientes. Enfim, vamos aguardar todas as novidades que estão por vir e, obviamente, o lançamento.