Abono PIS Pasep terá saque triplo em 2022? Veja quem será beneficiado

No dia 31 de março de 2022, a Caixa finalizou os pagamentos do abono salarial em relação ao calendário. O início dos pagamentos aconteceu no dia 8 de fevereiro e foi até o final de março. E cerca de 24 milhões de pessoas foram atendidas. Mas ainda há o abono PIS/Pasep esquecido.

Anúncios

É possível fazer o resgate do PIS/Pasep que ficou esquecido, mesmo que você não tenha cumprido calendários anteriores. Confira a seguir como vai funcionar o abono PIS Pasep para quem esqueceu de fazer o saque no período.

Veja também:

Abono PIS Pasep 2020 ainda está disponível?

abono pis pasep

Em 2022, mais ou menos 478 mil pessoas podem sacar o abono PIS Pasep de 2020. Mas, só vale para quem esteve trabalhando formalmente em 2020.

O Ministério do Trabalho e Previdência estima que aproximadamente 125 mil pessoas que trabalham na iniciativa privada não realizaram o saque do PIS. Já o Pasep é feito o pagamento pelo Banco do Brasil e a estimativa é que 253 mil servidores públicos não tenham retirado.

O prazo para realizar o saque do abono PIS/Pasep é final de dezembro de 2022. O correto é que o abono PIS/Pasep tivesse sido pago ano passado em junho. Porém, o Governo necessitou adiar.

________________
________________

Como saber se possuo abono?

Basta fazer a pesquisa no app da Carteira Digital de Trabalho através do número do seu CPF. Os critérios para concessão são simples:

  • Apresentar cadastro de ao menos 5 anos no PIS/Pasep;
  • Ter recebido salário de até no máximo 2 salários mínimos em 2020. Nesse caso considera-se o valor do salário mínimo vigente na época; 
  • O empregador deve informar todos os dados do empregado corretamente na RAIS;
  • Ter trabalhado ao menos 30 dias de carteira assinada.

O Ministério do Trabalho fez a liberação de nova data para aquelas pessoas que tinham direito ao saque, mas não tiveram a habilitação do PIS/Pasep concluída.

Sendo assim, depois do dia 5 de abril de 2022, começou a ser possível fazer a solicitação do abono PIS/Pasep mediante recurso.

E o PIS/Pasep 2019? É possível sacar?

Caso você não tenha conseguido realizar o saque do PIS/Pasep em 2019, temos uma boa notícia. Ainda é possível fazer o saque do abono PIS/Pasep de 2019. Mas esses valores que ficaram esquecidos podem ser sacados seguindo as mesmas regras citadas acima.

A única diferença é o critério de salário, porque dois salários mínimos em 2019 correspondiam a um valor de R$ 2.200,00. A solicitação precisa ser feita pelo próprio trabalhador, através de recurso por e-mail ou no Ministério do Trabalho.

Contudo, fique atento ao prazo! A solicitação só pode ser feita até dia 31 de maio de 2022. Outro ponto importante de salientar é que se você tiver valores de 2019 ou então 2020, vai conseguir sacar em dobro o abono PIS/Pasep.

Saque de cotas PIS/Pasep

Há ainda a possibilidade de realizar o saque de valores referente ao período de 1971 e 1988. A Caixa estima ainda que tem mais ou menos 10,5 milhões de trabalhadores nesta situação.

Este possui um prazo mais estendido, ficando disponível até o dia primeiro de junho de 2025. Mas, se não for retirado, o valor volta para os cofres da União. Para sacar não é preciso fazer solicitação.

Inclusive, alguns correntistas da Caixa vão receber o valor de forma automática. O saque pode ser feito pelo Cartão Cidadão nos correspondentes da Caixa ou então no próprio caixa eletrônico do banco. O limite do valor é de R$ 3.000,00.

Mas, quem não é correntista precisa ir pessoalmente em uma agência, levando o documento de identificação para assim conseguir fazer o saque do valor.

Portanto, agora que já sabe como fazer o saque do abono PIS/Pasep 2019 e 2020, veja se tem valores a receber e garanta seu benefício!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo