Caixa e BB suspendem consignado para INSS; veja alternativas
Saiba tudo sobre a suspensão do empréstimo consignado para aposentado.
Caixa e BB suspendem consignado para INSS; veja alternativas
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram nesta última semana a suspensão do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Isso por conta da notícia do governo federal que determinou um teto mensal de 1,70% da taxa de juros, contra 2,14% do valor anterior.
Desta maneira, assim como outros bancos privados, a Caixa e o Banco do Brasil também disseram ser inviável manter a linha de crédito. Então, os aposentados e pensionistas da Previdência Social estão em situação mais difícil.
Alternativas para o consignado da Caixa
Agora, como os bancos privados também suspenderam o crédito consignado para aposentados e pensionistas, estes terão que correr atrás de outras opções. Isso caso precisem de dinheiro emprestado.
No entanto, o cenário ideal é sempre pagar as contas à vista, sem precisar de financiamento. Afinal de contas, pagar juros nunca é vantajoso para quem pega o dinheiro.
E, com essa redução da taxa imposta pelo governo, se tornou desvantajoso até mesmo para os bancos. Portanto, os aposentados e pensionistas do INSS ficam, ao menos momentaneamente, sem essa opção.
Até porque bancos que tradicionalmente oferecem consignado a esse grupo, como o Pan, cortaram essa linha. No entanto, ainda existem outras opções.
Primeiramente, vale lembrar que o crédito consignado é uma opção em que a pessoa pega o dinheiro e, a partir do mês seguinte, se descontam as parcelas diretamente na folha de pagamento.
No caso dos aposentados e pensionistas, que recebem um pagamento regular do governo, esse risco de calote é ainda menor. Ainda assim, a Caixa e o Banco do Brasil optaram por cancelar esse empréstimo.
Outras opções para aposentados e pensionistas
Agora, o que resta a eles neste momento é fazer até um empréstimo consignado, mas fora do plano voltado para aposentados e pensionistas. Outra possibilidade é conseguir um empréstimo pessoal em qualquer banco.
No entanto, essa modalidade possui taxas de juros mais altas e, muitas vezes, fica ainda menos vantajoso para esse grupo. Mas, ainda há a possibilidade de empréstimo dando um bem como garantida.
Por exemplo, tem gente que usa o carro como garantia de um eventual empréstimo para a Caixa Econômica Federal, por exemplo.
No momento, os aposentados e pensionistas do INSS podem comprometer até 45% da renda com empréstimo consignado. No entanto, no desconto direto da conta, o teto é de 35%.
Já outros 5% são para o cartão de crédito e outros 5% são para o cartão benefício. Nestes casos, bancos como a Caixa e o Banco do Brasil também sempre ofereceram produtos.
Por fim, no atual cenário, os aposentados e pensionistas do INSS aguardam pela liberação novamente do crédito consignado, tanto da Caixa e BB quanto de outros bancos.
Leia também: Décimo terceiro tem data para ser pago em 2023.