Celular original: será que o seu é?
Muitas pessoas têm dúvidas se o aparelho é de fábrica ou não. Veja o que observar para ter certeza!
Ainda que pareça um bom negócio a princípio, celulares não originais podem trazer uma grande dor de cabeça. Há inúmeros smartphones no mercado que são cópias de grandes marcas, e não possuem certificados de software ou hardware.
Isso significa que, mesmo que você pague um preço elevado, pode perder seu aparelho de várias maneiras. A principal delas, se ocorrer um bloqueio da Anatel, a agência que regulamenta os celulares no Brasil. O bloqueio pode ocorrer a qualquer momento, principalmente se o aparelho representar riscos de saúde ou ao serviço de telecomunicação do país.
Achou muito barato o seu celular quando comprou? Ou não sabe a procedência, além de ter problemas durante o uso? Talvez seja hora de avaliar se o aparelho que tem é original ou não. Se ainda tem dúvidas, não se preocupe. Hoje você saberá algumas características que confirmam a originalidade do seu aparelho, vamos lá!
Por que não comprar produtos falsos?
Primeiramente, saiba mais detalhes e motivos para evitar aparelhos eletrônicos e acessórios falsos. Ainda que o preço seja mais baixo, você pode encarar diversos riscos, até mesmo a saúde.
Explosões
Muitos carregadores falsos podem aquecer demais os celulares, causando riscos de explosão do próprio aparelho e incêndios se o celular estiver em cima de camas ou mesas, por exemplo.
Pouca durabilidade
Não espere que esses celulares irão durar bastante, se comparados com as marcas originais. Então, ainda que você pague um preço mais baixo, não espere ter seu aparelho por anos já que ele não possui a mesma tecnologia, sem falar do material fraco, que qualquer queda pode danificar.
Danos a saúde
Imagine utilizar fones falsos no seu ouvido? A tecnologia fraca pode prejudicar sua audição, já que não passou pelos testes de segurança e não há qualquer garantia de que o áudio está bom para ser utilizado, nem mesmo nos níveis certos, por exemplo.
Será que meu celular é original?
Sem mais delongas, você saberá tudo para ter certeza se seu celular é original ou não. O que notar, quais sinais denunciam a falsificação e claro, saber se realmente compensa financeiramente manter esse problema!
Design do celular
Se você comprou o aparelho com a marca na parte de trás, como acontece com modelos Apple e Samsung note se ele tem características parecidas com outros celulares da marca. Um exemplo em celulares Samsung é a entrada USB, bastante característica. As micro-USB mostram logo a fraude, portanto, fique atento(a).
Outra dica é analisar cores, tamanho, modelo dos aplicativos, rapidez nas telas principais, até mesmo onde ficam as câmeras do celular. Um grande sinal é a tela instável, com cores estranhas. Cuidado!
Homologação
Você sabia que celulares originais e seguros possuem código de homologação da Anatel? Seja importado ou não, um celular de fábrica possui essa marca, normalmente, na parte traseira, com as letras C, E e um sinal de lixeira. Quando você encontrar o número que deve estar junto a essas letras, pesquise aqui se o seu aparelho foi homologado.
Quantidade memória
Celulares costumam ter um tamanho exato de armazenamento quando é original. Ao acessar o painel de configurações, o usuário até consegue controlar o uso ao acessar os painéis. Normalmente, aparelhos que não oferecem espaços externos de armazenamento, fixam em 64GB, 128GB, até 256GB.
Os aparelhos falsos fogem desse padrão, e podem oferecer menos ou mais armazenamento. Outro detalhe é se o celular permite a inserção de um Micro SD, ou, cartão de memória, isso porque celulares como iPhone 14 e Galaxy S23 não dão essa opção, e se algum vendedor ofertar isso, desconfie.
IMEI
Esse teste é antigo, mas ainda muito eficaz. Este código é único e também identifica seu telefone com a Anatel. Com ele é possível verificar a situação do celular, é de furtado ou se é realmente homologado pela agência reguladora.
Se você tem dúvidas, o IMEI fica na embalagem do celular, mas se não tiver mais, use um código onde você costuma fazer ligações. Portanto, digite *#06#. Quando chegar ao fim do código, você verá um ou mais códigos, o que demonstra a originalidade do aparelho.
Você também pode conferir de outra forma. Em aparelhos Apple, acesse os ajustes e chegue até a aba Sobre. A aba de mesmo nome estará nos celulares Android no fim da página de configurações.
Tecnologias faciais
Somente alguns aparelhos oferecem essa tecnologia, e quando você compra um smartphone que oferece e ele não tem essa opção normalmente, é hora de desconfiar. Como são tecnologias difíceis de copiar, dificilmente vai acontecer, mas pode ser possível. Portanto, sempre pesquise muito antes de escolher o celular correto e não cair em ciladas.
Lojas oficiais
Já tentou baixar atualizações nas lojas oficiais e não conseguiu? Esse pode ser um sinal forte de que seu celular é falsificado. Se você comprar aparelhos Apple ou Samsung que já não possuem a presença da Apple Store ou da Play Store, acenda o alerta. Se acaso você tentar baixar e tem bloqueios, esse é outra característica de um celular não original.
Há também outras maneiras de ter certeza. Existem aplicativos oficiais das lojas Apple e Samsung, se estas opções nem aparecem para você ou tem impedimento de download, pode ser que seu smartphone não é de fábrica.
Alerta importante!
Celulares falsificados podem ser fruto de contrabando, ou seja, produtos de outros países que vem para o Brasil sem nota fiscal. Se haver investigação e você comprar, pode ser que entre para a lista de investigados. Isso também vale para celulares furtados, quando quem compra por um preço muito abaixo pode ser envolvido em um caso de receptação, que é uma maneira de contribuir com o crime.
Portanto, não esqueça de comprar em lojas oficiais, ou aquelas da sua confiança. Na tentativa de pagar mais barato, você pode ter problemas sérios de saúde, até mesmo na justiça. Gaste um pouco mais e garanta algo de qualidade e durabilidade, sempre!