Começa pagamento do abono salarial PIS- Pasep
O pagamento do PIS-Pasep referente ao ano-base 2021.
O governo federal começou a fazer nesta quarta-feira (15), o pagamento do PIS-Pasep referente ao ano-base 2021. Então, quem trabalhou naquele período e se encaixa nos critérios para recebimento, terá direito ao valor.
Desta maneira, o pagamento do PIS-Pasep continua até o final do ano, sempre considerando o mês de aniversário do trabalhador. Segundo dados divulgados pelo governo, mais de 22,1 milhões de trabalhadores deverão ser beneficiados.
Além disso, serão mais de 24 bilhões colocados na economia, o que também vai ajudar o comércio. Afinal de contas, quem recebe o abono do PIS-Pasep costuma aproveitar o momento para presentear alguém ou se auto presentear.
Quando receber o PIS-Pasep?
Agora o trabalhador que tem direito ao PIS, vai receber de acordo com o seu mês de aniversário. Por exemplo, quem nasceu em janeiro e fevereiro, já recebe agora; quem nasceu em março, recebe no dia 15 de março e assim por diante.
No entanto, quem recebe o Pasep tem que considerar o número de inscrição, que tem o final de 0 (zero) a 9. Então, até julho, todos devem receber.
Neste caso, nem é preciso se preocupar, pois, o governo já faz o pagamento. Então, é só sacar em uma agência da Caixa Econômica Federal, para quem recebe PIS, e no Banco do Brasil, para quem é Pasep.
No entanto, se for correntista em um desses bancos, melhor ainda. Assim, fica mais fácil transferir o valor diretamente para a sua conta.
Quem tem direito?
Basicamente, só pode receber o benefício do PIS-Pasep quem trabalhou ao menos 30 dias com carteira assinada em 2021. Além disso, o salário médio durante o ano não pode ser acima de dois salários mínimos no período.
De repente, pode até ter recebido mais que isso em um determinado mês daquele ano. No entanto, a média anual tem que ser de até dois salários mínimos.
Outro ponto importante é que apenas quem tem ao menos cinco anos de registro em carteira vai ter o direito a receber o PIS-Pasep.
Mas, qual é a diferença entre os dois benefícios? Na prática, são praticamente a mesma coisa, só mudam a área de atuação do trabalhador.
Isso porque o PIS (Programa de Integração Social) é voltado apenas para os trabalhadores do setor privado. Enquanto isso, o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), é voltado para os trabalhadores do setor público.
Por fim, o abono é uma forma de gratificar esses trabalhadores que não têm uma renda tão alta. Assim, vai ao menos minimizar a crise financeira.

Jornalista especializada em textos em SEO.