Como aumentar as chances de contratação em uma entrevista de emprego

É comum ficarmos nervosos durante uma entrevista de emprego. Afinal, trata-se de um passo importante nas nossas vidas. Veja como se dar bem!

Anúncios

Com a crise que atinge o mercado de trabalho se expandindo cada vez mais no Brasil, é importante que as pessoas saibam técnicas para se destacarem durante uma entrevista de emprego.

Imagem: Pixabay

Dicas para mandar bem na entrevista de emprego

Mantenha seus perfis online atualizados

Garanta que seus perfis online, como LinkedIn, estejam todos atualizados e alinhados com seu perfil e seus objetivos profissionais. 

Atualize sempre as suas aptidões e experiências. Também é importante fortalecer a sua marca pessoal para gerar uma boa impressão, para isso, coloque uma foto de perfil profissional e veja se não cometeu nenhum erro gramatical em seu perfil.

Lembre-se que as redes sociais são uma das principais ferramentas que os recrutadores usam para encontrar profissionais. Pode acontecer inclusive do recrutador entrar no seu perfil logo após a entrevista. 

Pesquise as perguntas mais comuns em uma entrevista

Separe os tópicos mais comuns, ou seja, as perguntas que são feitas com mais frequência durante os processos seletivos para se preparar para as respostas e não ser pego de surpresa. Normalmente, os tópicos abordados em uma entrevista são: 

  • Seu objetivo na empresa;
  • Pretensão salarial;
  • Experiências na área;
  • Conhecimento sobre empresa;
  • Seus hobbies;
  • Seus pontos fortes e fracos;
  • Onde você se enxerga à médio e longo prazo;
  • O que te motiva.

Faça a lição de casa

Ainda é muito comum candidatos que chegam em uma entrevista sem ter a mínima noção sobre a empresa que está recrutando. Se você fizer isso, já estará em desvantagem. 

Faça como mais de 143.907 pessoas
Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

É importante que você se informe sobre o que a empresa faz, quais são os objetivos dela no mercado, como ela se posiciona, qual é o público-alvo e também estudo um pouco sobre a trajetória da empresa. Não se esqueça de que os recrutadores incluem perguntas sobre as expectativas do candidato em relação à empresa, portanto, se você não souber o mínimo sobre ela, pode se prejudicar.

Fit cultural 

Uma coisa que o candidato precisa ter com a empresa para a qual pretende trabalhar é o chamado “fit cultural”, ou seja, seus objetivos devem estar alinhados com os valores da empresa. 

Algumas vezes, o profissional passa por todo o processo seletivo, é contratado e só depois percebe que a empresa não tem os mesmos valores que ele, o que pode gerar muita frustração. Por isso, deixe claro para empresa os seus valores e propósitos.

Respostas que vão te ajudar a se destacar

Assim como falar sobre suas habilidades é importante, ser honesto e citar quais são suas dificuldades também é importante durante o processo seletivo. 

No entanto, muitas pessoas acabam respondendo perguntas de forma óbvia até demais, como quando o recrutador pergunta o maior defeito do entrevistado e ele responde que é ser perfeccionista demais. 

Para você nunca mais errar em suas respostas, separamos alguns exemplos de frases que podem te ajudar neste processo. É importante que você selecione apenas a que você mais se identifica. 

  • “Uma das minhas maiores dificuldades é abandonar um projeto já iniciado”;
  • “Eu foco nos detalhes”;
  • “Tenho dificuldade em dizer não, mas estou trabalhando para melhorar”;
  • “Não tenho problemas em pedir ajuda quando necessário”;
  • “Sou uma pessoa versátil”;
  • “Meus objetivos são cumprir minhas metas individuais e em equipe”.

Seguindo todos os passos acima, as chances de você ter muito sucesso no seu processo seletivo são grandes.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo