Como consultar seu FGTS online e grátis
O FGTS é algo muito importante para todos os trabalhadores, então é muito importante que todos tenham um bom conhecimento sobre, sabendo quais são suas formas de saques e maneiras de consultar o dinheiro disponível.
Então, nesse texto você irá aprender algumas coisas que são muito úteis em relação ao FGTS, não deixe de conferir.
O que é FGTS?
FGTS é a sigla de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e sua principal função é proteger os trabalhadores que são demitidos sem justa causa, desse modo para proteger o trabalhador, o empregador deve abrir uma conta vinculada ao contrato de trabalho para depositar o valor correspondente a 8% de seu salário, todos os meses, assim quando demitido sem justa causa o trabalhador tem uma quantia a receber.
Então o FGTS é composto por depósitos mensais, onde os valores são de posse do empregado.
Como o FGTS foi criado?
Ele foi criado pela lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 que entrou em vigência no dia 1 de janeiro de 1967, sendo responsável por proteger o trabalhador que fosse demitido sem justa causa.
Quem tem direito ao FGTS?
Os trabalhadores que possuem direito ao FGTS são todos os que firmaram contrato baseado na CLT a partir de 5 de outubro de 1998, pois anterior a essa data a aderência ao FGTS era opcional.
Os trabalhadores rurais, avulsos, intermitentes, safreiros (que trabalham apenas em determinadas épocas do ano), diretor não empregado e trabalhadores domésticos (obrigatoriamente a partir de 1 de outubro de 2015) também possuem direito ao FGTS.
Quem deposita o FGTS?
Quem é responsável por depositar o valor do FGTS todos os meses nas respectivas contas é o empregador, sendo o valor adicional, não podendo ser descontado da folha de pagamento do empregado.
O valor depositado é de 8% do valor integral do salário, sendo uma menor porcentagem (2%) para os jovens aprendizes.
Como consultar o saldo do FGTS pela internet
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o FGTS, deve estar querendo saber qual valor está disponível em sua conta, então vamos te ajudar a fazer isso.
Cadastro para acessar o FGTS
Para que você consiga saber qual valor tem disponível, é necessário entrar no site oficial da Caixa Econômica Federal, ao estar no site será necessário informar o seu CPF ou número do NIS (encontrado na carteira de trabalho) e sua data de nascimento, então clique em “continuar”.
Após será necessário cumprir algumas etapas simples como a autenticação, para garantir que não é um robô. Alguns dados pessoais serão solicitados e você deverá fazer o preenchimento de maneira adequada, sejam seus ou da pessoa que você está querendo ver qual valor do FGTS.
Então, você deverá escolher qual semana você deseja ter acesso à plataforma e poder realizar a consulta. Crie uma senha segura e guarde-a em algum lugar seguro.
Dessa maneira o cadastro estará concluído e você terá acesso a plataforma inteira.
Como consultar o saldo do FGTS
Com o seu cadastro terminado, você poderá consultar diversas vezes o seu FGTS e a maneira é sempre a mesma.
Primeiro passo é entrar no site da Caixa, preencher os seus dados de acordo com o cadastro feito e colocar a senha criada.
Então você deverá acessar a página que tem o nome de “FGTS” e após apertar em “Extrato”.
Você será redirecionado para outra página e ao lado da palavra “Saldo” você irá encontrar o valor que está disponível e que pode ser efetuado o saque.
Em quais situações é possível efetuar o saque do FGTS?
Existem situações pré-determinadas que as pessoas podem realizar o saque do FGTS, sendo as principais: demissão sem justa causa, aposentadoria, falecimento de um familiar (a família tem direito a sacar), para o tratamento doenças graves que o trabalhador possua ou dependente, financiamento da casa própria.
Saiba como fazer seu saque aniversário
O saque aniversário é uma opção de saque, não sendo obrigatória, caso o trabalhador deseje mudar para essa modalidade precisa solicitar pela internet ou por alguma agência do FGTS.
Nessa nova modalidade, o trabalhador possui o direito de retirar um percentual do valor disponível todos os anos, sendo que esse tipo de saque foi liberado em abril desse ano.
Se você deseja trocar para essa modalidade é necessário informar à Caixa que deseja fazer a troca, pois quem não solicitar ficará com a modalidade anterior.
Qual o valor permitido para saque aniversário?
Quanto maior for o valor disponível na conta do trabalhador, menor será o percentual de retirada. Confira abaixo:
- Quem possui até 500 reais na conta poderá sacar 50%, ou seja, 250 reais;
- Quem possui de 500,01 reais a 1000 reais na conta poderá sacar 40%;
- Quem possui de 1000,01 reais a 5000 reais na conta poderá sacar 30%;
- Quem possui de 5000,01 reais a 10000 reais na conta poderá sacar 20%;
- Quem possui de 1000,01 reais a 15000 reais na conta poderá sacar 15%;
- Quem possui de 1500,01 reais a 20000 reais na conta poderá sacar 10%;
- Quem possui mais de 20 reais poderá sacar 5%.
É preciso ficar atento, pois ao mudar para essa modalidade o trabalhador não terá direito a sacar todo o valor que ficou na conta do FGTS, mesmo que seja demitido sem justa causa.
Estará disponível para saque apenas a multa rescisória, sendo os demais valores podendo ser sacados de maneira anual pelo trabalhador.
Em outros motivos, os trabalhadores terão direito a sacar o benefício de maneira integral, como está previsto em lei.
Você poderá desistir do saque aniversário posteriormente, contudo precisa ficar por 2 anos com essa modalidade. Então caso você tenha optado pela troca no ano de 2019, somente em 2022, após ter recebido duas vezes o valor anual, poderá trocar para a antiga modalidade.
Se esse texto foi útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também conheçam de maneira eficiente como funciona o FGTS e para que ele serve. Não deixe de comentar a sua opinião, pois ela é algo muito importante para o nosso desenvolvimento.