Como consultar seu FGTS online e grátis

O FGTS é algo muito importante para todos os trabalhadores, então é muito importante que todos tenham um bom conhecimento sobre, sabendo quais são suas formas de saques e maneiras de consultar o dinheiro disponível.

Anúncios

Então, nesse texto você irá aprender algumas coisas que são muito úteis em relação ao FGTS, não deixe de conferir.

O que é FGTS?

FGTS é a sigla de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e sua principal função é proteger os trabalhadores que são demitidos sem justa causa, desse modo para proteger o trabalhador, o empregador deve abrir uma conta vinculada ao contrato de trabalho para depositar o valor correspondente a 8% de seu salário, todos os meses, assim quando demitido sem justa causa o trabalhador tem uma quantia a receber.

Então o FGTS é composto por depósitos mensais, onde os valores são de posse do empregado.

Como o FGTS foi criado?

Ele foi criado pela lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 que entrou em vigência no dia 1 de janeiro de 1967, sendo responsável por proteger o trabalhador que fosse demitido sem justa causa.

Quem tem direito ao FGTS?

Os trabalhadores que possuem direito ao FGTS são todos os que firmaram contrato baseado na CLT a partir de 5 de outubro de 1998, pois anterior a essa data a aderência ao FGTS era opcional.

Faça como mais de 143.907 pessoas
Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

Os trabalhadores rurais, avulsos, intermitentes, safreiros (que trabalham apenas em determinadas épocas do ano), diretor não empregado e trabalhadores domésticos (obrigatoriamente a partir de 1 de outubro de 2015)  também possuem direito ao FGTS.

Quem deposita o FGTS?

Quem é responsável por depositar o valor do FGTS todos os meses nas respectivas contas é o empregador, sendo o valor adicional, não podendo ser descontado da folha de pagamento do empregado.

O valor depositado é de 8% do valor integral do salário, sendo uma menor porcentagem (2%) para os jovens aprendizes.

Como consultar o saldo do FGTS pela internet

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o FGTS, deve estar querendo saber qual valor está disponível em sua conta, então vamos te ajudar a fazer isso.

Cadastro para acessar o FGTS

Para que você consiga saber qual valor tem disponível, é necessário entrar no site oficial da Caixa Econômica Federal, ao estar no site será necessário informar o seu CPF ou número do NIS (encontrado na carteira de trabalho) e sua data de nascimento, então clique em “continuar”.

Após será necessário cumprir algumas etapas simples como a autenticação, para garantir que não é um robô. Alguns dados pessoais serão solicitados e você deverá fazer o preenchimento de maneira adequada, sejam seus ou da pessoa que você está querendo ver qual valor do FGTS.

Então, você deverá escolher qual semana você deseja ter acesso à plataforma e poder realizar a consulta. Crie uma senha segura e guarde-a em algum lugar seguro.

Dessa maneira o cadastro estará concluído e você terá acesso a plataforma inteira.

Como consultar o saldo do FGTS

Com o seu cadastro terminado, você poderá consultar diversas vezes o seu FGTS e a maneira é sempre a mesma.

Primeiro passo é entrar no site da Caixa, preencher os seus dados de acordo com o cadastro feito e colocar a senha criada.

Então você deverá acessar a página que tem o nome de “FGTS” e após apertar em “Extrato”.

Você será redirecionado para outra página e ao lado da palavra “Saldo” você irá encontrar o valor que está disponível e que pode ser efetuado o saque.

Em quais situações é possível efetuar o saque do FGTS?

Existem situações pré-determinadas que as pessoas podem realizar o saque do FGTS, sendo as principais: demissão sem justa causa, aposentadoria, falecimento de um familiar (a família tem direito a sacar), para o tratamento doenças graves que o trabalhador possua ou dependente, financiamento da casa própria.

Saiba como fazer seu saque aniversário

O saque aniversário é uma opção de saque, não sendo obrigatória, caso o trabalhador deseje mudar para essa modalidade precisa solicitar pela internet ou por alguma agência do FGTS.

Nessa nova modalidade, o trabalhador possui o direito de retirar um percentual do valor disponível todos os anos, sendo que esse tipo de saque foi liberado em abril desse ano.

Se você deseja trocar para essa modalidade é necessário informar à Caixa que deseja fazer a troca, pois quem não solicitar ficará com a modalidade anterior.

Qual o valor permitido para saque aniversário?

Quanto maior for o valor disponível na conta do trabalhador, menor será o percentual de retirada. Confira abaixo:

  • Quem possui até 500 reais na conta poderá sacar 50%, ou seja, 250 reais;
  • Quem possui de 500,01 reais a 1000 reais na conta poderá sacar 40%;
  • Quem possui de 1000,01 reais a 5000 reais na conta poderá sacar 30%;
  • Quem possui de 5000,01 reais a 10000 reais na conta poderá sacar 20%;
  • Quem possui de 1000,01 reais a 15000 reais na conta poderá sacar 15%;
  • Quem possui de 1500,01 reais a 20000 reais na conta poderá sacar 10%;
  • Quem possui mais de 20 reais poderá sacar 5%.

É preciso ficar atento, pois ao mudar para essa modalidade o trabalhador não terá direito a sacar todo o valor que ficou na conta do FGTS, mesmo que seja demitido sem justa causa.

Estará disponível para saque apenas a multa rescisória, sendo os demais valores podendo ser sacados de maneira anual pelo trabalhador.

Em outros motivos, os trabalhadores terão direito a sacar o benefício de maneira integral, como está previsto em lei.

Você poderá desistir do saque aniversário posteriormente, contudo precisa ficar por 2 anos com essa modalidade. Então caso você tenha optado pela troca no ano de 2019, somente  em 2022, após ter recebido duas vezes o valor anual, poderá trocar para a antiga modalidade.

Se esse texto foi útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também conheçam de maneira eficiente como funciona o FGTS e para que ele serve. Não deixe de comentar a sua opinião, pois ela é algo muito importante para o nosso desenvolvimento.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo