Como os aposentados e pensionistas podem conseguir empréstimo em abril; confira

É possível conseguir o empréstimo consignado através dos aplicativos do Meu INSS.

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) muitas vezes buscam crédito para diversos motivos e, inclusive, para realizar alguns sonhos pessoais. Até porque, normalmente, a taxa de juros para este público é menor.

Assim, muitos estão de olho em oportunidades, ainda mais depois que o empréstimo consignado voltou a ser liberado para aposentados e pensionistas. Afinal de contas, no mês passado e início de abril, os bancos descartaram esse serviço por conta da determinação do governo de baixar a taxa de juros.

Crédito para aposentados e pensionistas

Desta maneira, durante algumas semanas, os aposentados e pensionistas do INSS ficaram sem poder fazer empréstimo consignado. Na prática, essa modalidade consta da necessidade de tomar o dinheiro e, em seguida, o banco desconta a parcela diretamente na folha de pagamento dos beneficiários.

Logo, esse empréstimo se torna mais seguro para os bancos e, consequentemente, fica mais barato para os aposentados e pensionistas.

Até então, os bancos podiam cobrar apenas 1,97% de taxa de juros para os aposentados e pensionistas. Agora, com a possibilidade de se cobrar um pouco mais, esses órgãos voltaram a oferecer o serviço.

Aliás, isso muitas vezes vira até mesmo um problema para os beneficiários do INSS. Isso porque o assédio das instituições financeiras a eles é muito grande. Inclusive, há casos em que os bancos fazem os empréstimos sem a autorização dos mesmos.

Como conseguir os empréstimos

Agora, é possível também conseguir o empréstimo consignado através dos aplicativos do Meu INSS. Para isso, poderá seguir o passo a passo a seguir:

Acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, com as credenciais da sua conta gov.br e clicar em “Novo pedido”;

Ir até “que atendimento você deseja?” e clique em “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado”;

Depois, vai tocar na opção “desbloquear”;

Em seguida, vai ler as regras e pré-requisitos e clique em “avançar”;

Por fim, deve enviar os documentos e preencha os dados solicitados.

Após fazer tudo isso, o aposentado e pensionista pode acompanhar os pedidos pelo próprio site. Além disso, também pode ligar para o telefone 135, gratuito e válido para todo o país, para saber dos detalhes.

Para finalizar, é sempre importante ficar atento para os aposentados e pensionistas não caírem em golpes. Assim, Saiba também:  Veja como ficará o salário mínimo em 2024. 

 

 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.