Como os aposentados e pensionistas podem conseguir empréstimo em abril; confira
É possível conseguir o empréstimo consignado através dos aplicativos do Meu INSS.
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) muitas vezes buscam crédito para diversos motivos e, inclusive, para realizar alguns sonhos pessoais. Até porque, normalmente, a taxa de juros para este público é menor.
Assim, muitos estão de olho em oportunidades, ainda mais depois que o empréstimo consignado voltou a ser liberado para aposentados e pensionistas. Afinal de contas, no mês passado e início de abril, os bancos descartaram esse serviço por conta da determinação do governo de baixar a taxa de juros.
Crédito para aposentados e pensionistas
Desta maneira, durante algumas semanas, os aposentados e pensionistas do INSS ficaram sem poder fazer empréstimo consignado. Na prática, essa modalidade consta da necessidade de tomar o dinheiro e, em seguida, o banco desconta a parcela diretamente na folha de pagamento dos beneficiários.
Logo, esse empréstimo se torna mais seguro para os bancos e, consequentemente, fica mais barato para os aposentados e pensionistas.
Até então, os bancos podiam cobrar apenas 1,97% de taxa de juros para os aposentados e pensionistas. Agora, com a possibilidade de se cobrar um pouco mais, esses órgãos voltaram a oferecer o serviço.
Aliás, isso muitas vezes vira até mesmo um problema para os beneficiários do INSS. Isso porque o assédio das instituições financeiras a eles é muito grande. Inclusive, há casos em que os bancos fazem os empréstimos sem a autorização dos mesmos.
Como conseguir os empréstimos
Agora, é possível também conseguir o empréstimo consignado através dos aplicativos do Meu INSS. Para isso, poderá seguir o passo a passo a seguir:
Acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, com as credenciais da sua conta gov.br e clicar em “Novo pedido”;
Ir até “que atendimento você deseja?” e clique em “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado”;
Depois, vai tocar na opção “desbloquear”;
Em seguida, vai ler as regras e pré-requisitos e clique em “avançar”;
Por fim, deve enviar os documentos e preencha os dados solicitados.
Após fazer tudo isso, o aposentado e pensionista pode acompanhar os pedidos pelo próprio site. Além disso, também pode ligar para o telefone 135, gratuito e válido para todo o país, para saber dos detalhes.
Para finalizar, é sempre importante ficar atento para os aposentados e pensionistas não caírem em golpes. Assim, Saiba também: Veja como ficará o salário mínimo em 2024.