Como participar dos leilões da Receita Federal

Publicidade

Algo que chama muita atenção de diversas pessoas são os leilões organizados pela Receita Federal, pois os produtos que são oferecidos nele, possuem valores muito mais baixos que em qualquer outro lugar.

Se você possui interesse em saber mais sobre como funcionam os leilões da Receita Federal continue lendo nossa matéria que você sairá muito bem informado e quem sabe economizará um bom dinheiro fazendo compras através dele.

Leilões da Receita Federal: Tudo que você precisa saber!

leilões da receita federal
Tudo que você precisa saber sobre os leilões realizados pela Receita Federal!

Quais são os produtos ofertados nos leilões da Receita Federal?

Caso você não saiba, os produtos ofertados pela Receita Federal são aqueles que foram apreendidos de maneira ilegal circulando pelo nosso país, por esse motivo eles são divididos em diversas categorias. Alguns dos produtos foram apreendidos na alfândega, vindo diretamente da China, outros são apreendidos na fronteira entre Brasil e Paraguai, algo que você não vai conseguir saber é a origem do produto, porque elas são as mais variadas.

Publicidade

Quando os produtos são apreendidos na fronteira de nosso país, podem ser encontrados até carros, motos e caminhões, dessa maneira esses automóveis vão para leilão igual os produtos apreendidos neles.

Se você não faz ideia quais são os produtos ofertados vamos te dar alguns exemplos. Você poderá encontrar uma vasta variedade de eletrônicos (celulares, computadores, tablets, notebooks, videogames, entre outros), peças de decoração (cerâmicas, quadros, entre outros) e até mesmo roupas e calçados das mais variadas marcas.

Tipos de leilão da Receita Federal

Leilão Eletrônico

O leilão eletrônico é realizado através da internet, sendo executado pela plataforma da Receita Federal e tendo a possibilidade de pessoas de diversos lugares participarem, desde que cumpram os requisitos estabelecidos no edital.

Ele é um pouco mais complexo de participar, pois é necessário conseguir códigos e certificados.

Leilão Presencial

O leilão presencial, como o próprio nome já diz, é aquele que ocorre de maneira presencial, possuindo datas, locais e horários específicos para sua realização, só sendo possível a efetuação de um lance caso tenha cumprido todos os requisitos necessários e esteja no local estipulado.

Atualmente, esse tipo de leilao está suspenso por conta da covid-19, seguindo a recomendação da OMS para evitar aglomerações. 

Publicidade

Em relação a ambos os leilões é necessário que você esteja sempre atento aos editais que estabelecem vários itens importantes, como por exemplo o público alvo do leilão, se é pessoa física ou jurídica.

Como faço para participar dos leilões da Receita Federal?

Como a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, fazendo com que as pessoas não possam ficar aglomeradas em lugares, pois o risco de contaminação é gigantesco, os leilões presenciais foram suspensos até quando for seguro fazer aglomerações sem que as pessoas fiquem doentes. Então, por esse motivo estão acontecendo apenas os leilões virtuais.

Para que você consiga fazer parte dos leilões virtuais é necessário que você possua um código de acesso, este é gerado pelo Portal e-CAC, eles são diferentes entre si, pois existe a possibilidade de você participar como pessoa física ou como pessoa jurídica dos leilões.

Além do código, será necessário que você possua um certificado digital, sendo necessário fazer a compra à parte desse modo sendo completamente sua responsabilidade, para consegui-lo é necessário encontrar em algum site, pois ele também é dividido entre pessoa física e pessoa jurídica.

Após ter o certificado e o código em mãos, você poderá entrar no site da Receita Federal e ter acesso aos editais de cada leilão que está ocorrendo e quais são os itens disponíveis para compra, desse modo você saberá se possui interesse em algum. É necessário sempre estar atento aos editais, pois o seu código vale apenas por 2 anos e após esse prazo é necessário fazer a criação de um novo código.

A partir do momento em que você está habilitado a participar no leilão, o interessado em comprar deverá participar da primeira fase, sendo nela necessário fazer o lance. O valor oferecido pelo lote deve ser até 10% menor do que a maior oferta, e aqueles que preencherem os requisitos serão selecionados para a segunda fase, que é conhecida como o pregão.

Na segunda fase do leilão, as pessoas começarão a dar lances diretos pelos produtos interessados e começam a competir entre si, desse modo quem der a melhor oferta conseguirá levar o produto, lê-se melhor oferta aquela que não for superada por algum outro lance.

Quem pode participar do Leilão?

Como você já sabe os leilões da Receita Federal podem ser presenciais ou online e existe a possibilidade de participar como pessoa física ou jurídica, desse modo para participar dos leilões é necessário estar em dia com a Receita Federal e se encaixar nos requisitos solicitados pelo edital.

Existem leilões que são disponibilizados apenas para pessoas jurídicas, do mesmo modo que existem leilões disponibilizados apenas para pessoas físicas. 

Então fique sempre atento ao edital e veja se eles serão através da Internet, onde pessoas de qualquer lugar do país poderão participar ou presenciais, onde apenas pessoas que forem até o local poderão ofertar.

Qual é a forma de pagamento dos produtos?

O pagamento pode ser realizado de duas maneiras, mas sem a opção de parcelamento, pois a Receita Federal não permite. 

Após a realização da compra do lote será necessário fazer a emissão de uma DARF e então você possuirá duas opções:

  • A primeira é pagar o valor integralmente no primeiro dia útil após o leilão;
  • A segunda é realizar o pagamento em duas partes, sendo 20% do valor final pago no primeiro dia útil após o leilão e os 80% restantes após 8 dias corridos. 

O comprador deverá realizar o pagamento de maneira exclusiva na rede bancária, não importando se é de maneira presencial ou através dos aplicativos de bancos, sendo no primeiro caso aceitado dinheiro e cheque, e no segundo apenas débito em conta.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam como conseguir comprar coisas mais baratas através dos leilões organizados pela Receita Federal. Não se esqueça de dar sua opinião sobre a matéria através dos comentários, pois ela é muito importante para a gente.

Deixe um comentário