Como reclamar uma cobrança bancária indevida?

Segundo o Banco Central, a cobrança bancária indevida é uma das queixas mais recorrente entre os clientes das instituições financeiras. As reclamações, muitas vezes, estão relacionadas às cobranças em fatura que deveriam ser estornada, cobrança duplicada, valor relacionado a produtos ofertados pelo banco, dentre outros.

Para evitar passar por cobranças indevidas e aprender sobre como fazer ao identificar o problema, continue lendo este artigo. Vamos lá?

Cobrança bancária indevida – aprenda como resolver esta situação

Verificou que ocorreu uma cobrança indevida no seu cartão? Calma! É possível reclamar e resolver esta situação. No entanto, é preciso ter paciência e se atentar para alguns pontos importantes.

A primeira ação que deve ser tomada ao constatar que ocorreu uma cobrança indevida é ligar para o serviço de atendimento ao cliente (SAC) da instituição financeira e registrar a sua reclamação. É possível encontrar o número do telefone ou o e-mail para contato através do site da própria empresa. Normalmente, apenas neste passo você já consegue solucionar o problema!

Caso esta situação não tenha sido resolvida, será preciso comunicar a ouvidoria da empresa e ainda registrar uma reclamação no Banco Central, no Ministério da Justiça, ou no Procon do município. Em muitos casos, a reclamação é realizada online, através do respectivo site ou e-mail.

De acordo com a Defesa do Consumidor, artigo 42, parágrafo único, a pessoa que pagou uma cobrança bancária indevida tem o direito de receber este valor em dobro, acrescido de correção monetária. Portanto, fique atento com o valor ressarcido, ok?

Para resolver esta situação, é preciso ter paciência e insistência. Atualmente, muitas empresas no mercado reconhecem os erros e já oferecem medidas interessantes para solucionar esta situação, como o estorno, desconto na próxima fatura, ou até a emissão de uma nova cobrança com o valor corrigido.

Dicas para identificar cobranças indevidas no cartão

Muitas pessoas acabam não identificando cobranças indevidas no cartão pois não possuem o hábito de checar o extrato bancário. Esta prática precisa entrar na rotina do consumidor, seja após as compras ou na checagem mensal dos gastos.

Outro ponto interessante é a análise dos contratos vinculados ao cartão de crédito. A partir daí, é possível entender se existe alguma cobrança que você não contratou.

E para quem utiliza pagamento em débito automático das faturas do cartão de crédito, é muito importante analisar mensalmente o valor da fatura e se o pagamento está de acordo.

O ideal para este controle é a possibilidade de encontrar uma cobrança indevida que será debitada futuramente. Com isso, fica muito mais fácil solicitar o cancelamento ao banco.

Portanto, não perca mais tempo e conheça os gastos através da sua conta bancária. Com um bom controle financeiro fica muito mais fácil entender o que foi cobrado e tomar as devidas providências o mais rápido possível.

Após este artigo, acredito que você já aprendeu como lidar em situações de cobrança bancária indevida. Caso você queira contar sobre a sua experiência, deixe o seu comentário logo abaixo. Ficaremos felizes em poder receber o seu recado e entender como você resolveu a situação!

Deixe um comentário