Como solicitar isenção no ENEM 2023: Confira onde e quando fazer a solicitação

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de ingresso no ensino superior no Brasil. Desde 2013, o Ministério da Educação (MEC) oferece a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição para candidatos que se enquadram em determinados critérios. Se você pretende participar do ENEM 2023 e deseja solicitar a isenção da taxa, este artigo é para você.

Quem pode solicitar a isenção?

De acordo com as regras estabelecidas pelo MEC, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023 os estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública; os estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada; e os candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com os critérios estabelecidos pelo MEC.

Como solicitar a isenção?

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023 será feita exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O prazo para solicitação de isenção é de 17 a 28 de abril de 2023.

Os candidatos deverão informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preencher um formulário com informações pessoais e socioeconômicas. O sistema utilizará essas informações para verificar se o candidato atende aos critérios estabelecidos pelo MEC para solicitação de isenção.

Cronograma do ENEM 2023

Os estudantes que solicitarem a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023 e tiverem o pedido deferido deverão se inscrever normalmente para a prova, no período de 31 de maio a 14 de junho de 2023. Já os candidatos que não tiverem direito à isenção deverão pagar a taxa de inscrição no mesmo período.

As provas do ENEM 2023 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Os locais de prova serão divulgados posteriormente, na Página do Participante.

Solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023 pode ser uma grande oportunidade para os estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo MEC. É importante ficar atento ao período de solicitação, que é de 17 a 28 de abril de 2023, e preencher corretamente todas as informações solicitadas no formulário. Vale lembrar que a isenção da taxa de inscrição não garante a inscrição automática no exame, sendo necessário que o candidato se inscreva dentro do prazo estabelecido pelo MEC.

Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.