Conta de luz: confira a bandeira tarifária para novembro e economize

Muitos podem não saber, mas a bandeira verde é um recurso usado pela Aneel para manter a conta de luz mais baixa

A conta de luz é uma conta fixa que gera muito impacto no orçamento familiar no final de mês. Afinal de contas, ela costuma ficar sempre muito cara, ainda mais nesses últimos anos, e muitos até têm dificuldades de pagar.

No entanto, ao menos há uma boa notícia para os consumidores durante o mês de novembro. Isso porque a conta de luz, neste período, vai ficar um pouco mais barata.

Ao menos, não vai ficar mais cara, já que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que vai manter a bandeira verde durante o período.

O que é a bandeira verde na conta de luz

Muitos podem não saber, mas a bandeira verde é um recurso usado pela Aneel para manter a conta de luz mais baixa. Isso sempre levando em consideração as condições climáticas e os reservatórios de energia.

Então, como os reservatórios estão com água suficiente e há energia suficiente, não há necessidade de se pagar uma taxa extra. Entretanto, isso não significa que não seja necessário economizar. Afinal de contas, os recursos não são infinitos.

Porém, quando começa a faltar os recursos para a energia elétrica, o governo tem que colocar a bandeira amarela e, em alguns casos, até mesmo a bandeira vermelha. Nessas situações, é cobrada uma taxa extra para cada 100 kwH de consumo.

Com isso, é uma forma de fazer com que as pessoas gastem menos e, consequentemente, não se desperdice tantos recursos energéticos. Mas, para novembro, o país está na bandeira verde e não há necessidade de nenhuma taxa extra.

Como economizar?

Mas, afinal de contas, como economizar na conta de luz? Vale lembrar que, em muitas situações, o consumidor não sabe exatamente como evitar o consumo excessivo. 

No entanto, algumas dicas simples podem evitar esse aumento no gasto no final do mês. Por exemplo, abrir a geladeira apenas quando realmente houver necessidade, é algo que impacta na conta de luz.

Outra coisa e até mesmo fundamental, é o chuveiro elétrico. Isso porque ele é quem mais consome energia e, neste caso, tomar um banho demorado pode pesar no bolso. Assim, é importante ser racional na hora de se higienizar.

Além disso, temos o caso do ferro de passar roupa, que também gera impacto na conta de luz. Para isso, é importante usar com racionalidade e passar todas as roupas de uma vez e até mesmo desligando um pouco o ferro da tomada, aproveitando que ele continua quente por alguns minutos.

Veja também: Você sabe quando vai sair a última parcela do auxílio gás?

 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.