Descubra como se tornar um freelancer em 5 passos!

Descubra neste artigo como se tornar um freelancer de sucesso em apenas alguns passos bem simples!

Anúncios

Em todo o mundo, pequenas e grandes empresas têm aumentado significativamente o uso de freelancers. 

Se você decidiu se tornar um freelancer, os números dizem que você está em algo bom. 

Se o seu objetivo é ganhar algum dinheiro de lado ou fazer do freelancer uma carreira em tempo integral, você precisará armar-se com conhecimento, determinação para aprender e melhorar e muita paciência. 

Como você se tornar um freelancer de sucesso?

O mercado de freelancer está crescendo a cada dia, e se você quer ser competitivo, você tem que se preparar de acordo. Portanto, siga estes 5 passos para começar:

Passo 1: Considere se o freelancer é para você

O freelancer tem seus prós e contras, mas, em geral, você deve possuir uma mentalidade específica para ser um freelancer. 

Ser seu próprio chefe é uma coisa ótima, se você for disciplinado e confiável. 

Se você quer ser um freelancer, você deve manter uma rotina diária de trabalho, estar pronto para fazer malabarismos com vários projetos ao mesmo tempo e continuamente procurar novos projetos para manter um fluxo constante de trabalho.

Se você ainda estiver trabalhando em tempo integral, não abandone imediatamente seu emprego. 

Em vez disso, combine trabalho freelancer e trabalho em tempo integral até acumular clientes e conexões suficientes para se sustentar como freelancer. 

Trabalhar em um local confortável de trabalho estável e renda segura é um ambiente muito melhor para desenvolver seu negócio como freelancer.

Passo 2: Encontre uma plataforma para se tornar um freelancer

A maioria dos freelancers usa plataformas freelancers para encontrar trabalho. 

Embora recomendações e canais de mídia social como o LinkedIn também possam ser uma grande fonte de trabalho, os sites freelancers são populares porque permitem que você se conecte sem esforço com clientes que procuram freelancers. 

Há sempre empregos disponíveis lá. Além disso, a maioria destas plataformas tem políticas e oferecem proteção tanto para os trabalhadores autônomos quanto para aqueles que fazem as contratações. 

Nas plataformas freelancer, cada projeto que você assume é um mini contrato, e tanto você quanto o cliente são obrigados a aderir a seus termos.

Escolher a plataforma com o modelo que se adapta às suas necessidades e expectativas salariais é incrivelmente importante para seu sucesso. 

Passo 3: Construa o seu perfil

Você não precisa preparar um CV clássico, pois a maioria dos sites freelancer tem um modelo pré-desenhado que você precisa preencher com suas informações, mas você não deve tratar seu perfil freelance como um exercício de caixa de seleção.

Leve tempo para criar um perfil substancial que informará os clientes potenciais sobre sua educação, habilidades, experiência e conhecimentos. 

Você não tem que escrever romances – mantenha-o curto e doce. 

Liste suas habilidades, experiências, realizações especiais e explique por que você é a melhor pessoa para o trabalho.

Passo 4: Construa o seu portfólio

Seu perfil pode afirmar que você é um astronauta, mas a menos que você carregue sua fotografia da estação espacial internacional, é improvável que clientes potenciais acreditem em você. 

Portanto, quando você criar um perfil, certifique-se de fornecer um portfólio que ilustre as suas habilidades e experiência.

Se você é um iniciante em sua área escolhida, reserve um tempo para criar um portfólio com exemplos de trabalhos, ou simplesmente aceite vários trabalhos com desconto em troca de experiência.

Passo 5: Determine o seu preço

Embora seu preço por hora ou preço de projeto dependa muito de seu conjunto de habilidades e experiência, não trabalhe por muito pouco.

Se você tem apenas alguns anos de experiência, é claro, você não pode cobrar a mesma tarifa que os freelancers com uma década de trabalho. 

Entretanto, se você eventualmente quiser transformar o trabalho freelancer em um trabalho em tempo integral, a taxa deve cobrir suas despesas mensais se você tiver um trabalho estável, não importa o quão experiente você seja. 

Dúvidas sobre como se tornar um freelancer? Deixe abaixo nos comentários! Clique aqui e saiba mais novidades sobre emprego!

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo