Empréstimo consignado mais barato nesta primeira semana do mês; veja como conseguir

Empréstimo consignado é quando se consegue um dinheiro em que o pagamento será feito com desconto direto na folha

Empréstimo consignado mais barato para os aposentados nesta semana; veja como conseguir

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) possuem uma série de benefícios. Entre eles, a possibilidade de conseguir um empréstimo consignado mais barato.

Para quem não sabe, o empréstimo consignado é quando se consegue um dinheiro em que o pagamento será feito com desconto direto na folha. Então, é uma forma mais segura para quem oferece o crédito, já que o desconto já vem na fonte.

Além disso, por ser mais seguro, ele também se torna mais barato. Portanto, os aposentados e pensionistas naturalmente possuem maior possibilidade de conseguir um crédito consignado com juros menores.

Valor dos juros do empréstimo consignado

Agora, muitos aposentados e pensionistas do INSS ficam de olho em quanto vão ter que pagar de juros pelo empréstimo consignado. Neste caso, poderá variar muito de banco para banco e, inclusive, vale a pena pesquisar antes de fechar contrato.

Atualmente, diversos bancos oferecem taxas de juros abaixo dos 2% para aposentados e pensionistas no Brasil. Assim, vale buscar essas instituições para tentar um valor menor para pagar.

Por exemplo, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central, o CCB Brasil SA – CFI é o que conta com o juro mais barato para aposentados e pensionistas. No momento, cobra taxa de 1,35% ao mês.

Aliás, em março, o Governo Federal chegou a determinar a diminuição dos juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas. No entanto, os bancos se rebelaram e cancelaram essa modalidade de empréstimo, por algumas semanas.

Mas, como o governo voltou atrás da decisão, os empréstimos consignados também voltaram. Agora, estão normalmente servindo para essas situações emergenciais.

Cuidados com o empréstimo consignado

Embora o empréstimo consignado seja mais barato, não se deve ter menos cuidado. Até porque, no caso dos aposentados e pensionistas do INSS, há muitos casos de golpes contra eles.

Então, procure sempre os bancos devidamente credenciados no Banco Central e evite aceitar fazer empréstimos por whatsapp, quando não se tem certeza da origem. Além disso, o empréstimo consignado nunca deve comprometer mais que 30% da renda do beneficiário.

Afinal de contas, o aposentado e pensionista também tem outras contas para pagar no dia a dia e precisa ter um dinheiro seguro, sem o desconto dos empréstimos. Além disso, muitos especialistas em economia ressaltam que só se deve fazer empréstimo consignado em último caso, quando não houver mesmo possibilidade de se pagar uma determinada conta à vista.

Saiba também: Imposto de Renda paga lote residual. Veja quem tem direito. 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.