Empréstimo para autônomo online: descubra a melhor opção

Publicidade

Ser um trabalhador autônomo requer dedicação e trabalho árduo. A pessoa não conta com os benefícios da carteira assinada e também não pode contratar nenhum funcionário. Por essa razão, ter a possibilidade de contar com um dinheiro extra vale muito para esses trabalhadores, como a possibilidade de um empréstimo para autônomo.

E é justamente por isso que muitos acabam aderindo ao empréstimo, encontrando no mercado uma infinidade de possibilidades que estão disponíveis para atendê-los, inclusive de forma virtual. Ainda assim, mesmo com toda a facilidade, o planejamento para angariar esse dinheiro não deve ser ignorado.

Empréstimo para autônomo online

empréstimo para autônomo
Dicas para encontrar o seu empréstimo para autônomo

Na hora de buscar por um empréstimo, é preciso comparar e avaliar as taxas, levar em conta a reputação das empresas e considerar o custo efetivo. Tudo isso é muito importante e pesa bastante na hora de se decidir sobre valores, o local que fornecerá a quantia e outros fatores fundamentais para não tornar a dívida ainda maior.

Publicidade

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como escolher o seu empréstimo online da melhor forma.

Dicas para escolher um empréstimo para autônomo

Informe-se sobre a instituição escolhida

O empréstimo online está se tornando cada vez mais fácil. Com instituições financeiras, fintechs e bancos entrando em ação, o auxílio a quem precisa tem se tornado extremamente mais acessível.

Dessa maneira, o trabalhador autônomo, em grande parte, não precisa mais se preocupar em onde conseguir o dinheiro. No entanto, isso não significa que ele não precise, por exemplo, ficar atento a algumas regrinhas, como as várias modalidades desse empréstimo.

Para isso, é preciso saber que existem diferentes formas, como o empréstimo pessoal, o empréstimo com ou sem garantia de imóvel ou veículo, entre muitas outras. Por esse motivo, é muito importante pesquisar, estar atento e, acima de tudo, ir além da informação dos profissionais, buscando também as experiências de outras pessoas com essas instituições.

Avaliar por meio de experiências positivas e negativas é uma boa forma de receber um norte diante de um universo em que, para conseguir cativar o consumidor, tudo é oferecido. Portanto, mantenha-se alerta e procure sempre estar um passo à frente da empresa que está te ofertando o dinheiro. Acredite, isso é fundamental.

Faça um planejamento financeiro

Um empréstimo é algo que precisa ser muito bem pensando. Por isso, as parcelas assumidas não podem ultrapassar 30% da sua renda mensal. Sendo assim, você precisa avaliar se vai dar conta de arcar com essa responsabilidade, tendo em mente que a inadimplência pode piorar suas finanças.

Publicidade

Ademais, para um profissional autônomo, a consciência precisa ser ainda maior, pelo simples fato da renda variar de acordo com o mês. A ideia é ter uma planilha financeira, com todos os gastos fixos e também os variáveis, com as entradas e saídas de dinheiro.

A partir dessa análise, você saberá o quanto pode dedicar ao valor das parcelas sem se prejudicar. Afinal, como dito antes, um empréstimo que não seja bem pensando prejudica ainda mais a pessoa e a deixa em um eterno looping de dívidas. Assim, o que deveria vir para ajudar, atrapalha ainda mais.

Compare taxas

As taxas de juros se tornam uma das principais partes para se levar em conta na hora de pedir um empréstimo. Com isso, é de extrema importância que se façam diversas simulações em bancos, instituições financeiras e fintechs. Depois disso, compare todas.

É claro que nem sempre a empresa que tiver menores taxas vai ser a ideal. Como já foi dito anteriormente, é um conjunto de características que vai te fazer escolher qual a melhor para a sua necessidade. Contudo, é importante avaliar o custo benefício dessas empresas. As taxas são baratas, mas a empresa não é tão bem falada? Desconfie! Taxas muito altas? Desconfie também.

A pesquisa, a análise, a comparação… tudo isso é muito importante. Não deixe de fazer ou pule alguma etapa dessas. Tenha precaução para garantir que seu empréstimo ocorra da melhor forma.

Considere o custo efetivo total

O custo efetivo total é, nada mais e nada menos que, a soma de todas as taxas, encargos e tarifas cobradas pela instituição financeira para realizar o empréstimo. Logo, é de extrema importância que elas não passem despercebidas.

Como mencionado, um empréstimo mal feito gera consequências ruins para as pessoas e a situação pode piorar bastante se todas as partes importantes de análise não forem consideradas. Coloque todas as contas num papel até encontrar o melhor custo efetivo total, junto com a avaliação sobre as empresas.

Tome cuidado com golpes e fraudes

Parece que, quando é online, fica muito mais fácil cair em fraudes pela simples falta de atenção, não é mesmo? Realmente, é ótimo que haja uma grande facilidade em pedir o empréstimo de forma virtual – ainda mais sendo autônomo, porque era algo que não acontecia antes. Contudo, isso também faz com que seja cada vez mais comum ver acontecerem golpes nessa área.

Um erro de ortografia pode passar despercebido, mas ele pode ser o que vai denunciar a instituição fraudulenta. Taxas de juros abaixo da média também são um motivo para desconfiança. Pesquise pelo CNPJ da empresa se sentir dúvidas e, mesmo se não sentir, pesquise também.

É tudo questão de atenção. Jamais assine um documento antes de pesquisar e conhecer sobre a empresa com a qual está assinando. Nunca deposite qualquer valor antecipado ou transfira entre contas antes da aprovação de crédito. Isso tudo é considerado uma prática ilegal, logo, já é um indício de fraude.

Procurar saber mais sobre os empréstimos pode ser um processo demorado. Contudo é, também, uma etapa essencial para que sua transação ocorra da melhor maneira possível. Tenha em mente que, apesar de ser muito simples conseguir empréstimo para autônomo, isso não livra ninguém de golpes, fraudes, altas taxas e até mesmo de uma futura grande dívida.

Ainda tem dúvidas?

Se você ainda quer saber mais sobre empréstimos ou até mesmo sobre as melhores formas de cuidar do seu dinheiro, nós estamos à sua disposição com informações atualizadas e que fodem fazer a diferença no seu orçamento mensal.

Leia mais artigos como esse, aprenda sobre finanças e, claro, acesse dicas de como economizar. Confira mais no nosso blog.