Empréstimo rápido; veja os cuidados que devemos tomar neste momento
Neste caso específico do cheque especial, os valores dos juros são ainda mais altos. Com isso, poderá ter que pagar ainda mais caro na hora da devolução.
Empréstimo rápido; veja os cuidados que devemos tomar neste momento
O empréstimo bancário é sempre uma maneira de se conseguir um determinado valor para pagar uma determinada conta. No entanto, o ideal mesmo seria conseguir pagar tudo de forma direta, sem emprestar.
Ainda assim, nem sempre isso é possível e, desta maneira, é preciso fazer o empréstimo bancário. Mas, também é muito importante que o beneficiário preste atenção principalmente nas taxas de juro.
Por exemplo, o empréstimo rápido mais fácil que tem é o cheque-especial. Inclusive, é um crédito que se pode usar a qualquer momento, desde que se tenha o dinheiro na conta.
Cuidado com os juros altos do empréstimo
Neste caso específico do cheque especial, os valores dos juros são ainda mais altos. Com isso, poderá ter que pagar ainda mais caro na hora da devolução.
Desse modo, o ideal, de acordo com os especialistas é usar apenas em casos de extrema emergência. Isso porque, no caso do cheque especial, o juro é cobrado por dia utilizado.
Então, alguém que opta pelo cheque especial e fica, por exemplo, um mês inteiro no negativo, vai pagar juros ainda mais altos na virada do outro mês.
Assim, se tiver dinheiro na conta, vai ficar com bem menos. E, em uma situação ainda pior, se não tiver dinheiro nenhum na hora de pagar os juros, vai ficar negativado e não poderá ter novos créditos.
Logo, quando se fala em empréstimo rápido por cheque especial, se pensa em algo, como dito, de muita emergência. Até porque o banco disponibiliza esse dinheiro extra em sua conta sem burocracia, mas o custo depois pode ser muito alto.
Outros empréstimos
No entanto, uma chance de se livrar do cheque especial é buscar empréstimos com taxas de juros menores. Assim, é o caso do empréstimo consignado, aquele valor que se desconta diretamente de sua conta.
Então, vai conseguir cobrir os juros do cheque especial e vai assumir um novo empréstimo, mas com um valor de taxa menor. Logo, terá maiores chances de conseguir se reorganizar financeiramente.
Mas, vale lembrar, o ideal é nunca precisara fazer empréstimos e conseguir trabalhar de forma a pagar tudo à vista, apenas quando se tem dinheiro. Entretanto, por diversas razões, acaba tendo que precisar de empréstimos, o que muitas vezes pode se tornar uma verdadeira ‘bola de neve’.
Por fim, vale reforçar: cheque especial vale apenas em casos de muita urgência. Assim, evite sempre o uso.
Saiba mais: Bolsa família pode pagar até R$ 900. Veja como será.