Energia Elétrica: Conheça as mudanças e como economizar

A partir do dia 1º de agosto, as companhias elétricas terão permissão para cortar a energia elétrica dos consumidores que não pagarem a conta de luz. Caso você não saiba, desde o início da pandemia as companhias estavam relevando a falta de pagamento por conta da crise financeira. 

Anúncios

Agora, apenas os usuários enquadrados no programa Tarifa Social, destinados às famílias de baixa renda, estarão amparados, até o final do ano, e não terão a sua energia cortada mesmo com a falta de pagamento. A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mudanças precisam ser tomadas na Energia Elétrica

Energia Elétrica
Suspensão do corte de luz está terminando, saiba como economizar mais

A Aneel havia decreto o período de 24 março até 31 de julho para que as companhias elétricas não cortassem energia dos seus consumidores, visto que esse foi o período de maior crise financeira, visto que diversas cidades decretaram o fechamento de comércio e empresas.

Durante esse período, também foi decreto que as empresas só poderiam atender via telefone ou canais digitais, mas agora o atendimento pessoa foi liberado pela Agência, desde que esteja dentro das normas e decretos de cada cidade. 

Para evitar problemas com cortes de luz por falta de pagamento, é recomendado gastar menos energia nos próximos meses e tomar cuidado com algumas coisas dentro de casa, como o uso incorreto de eletrônicos e até mesmo uma instalação indevida. 

Pensando em você, nosso caro leitor, nós iremos te ensinar algumas dicas de como economizar e quais aparelhos podem – e devem- ser revistos dentro da sua residência. 

Como economizar a Energia Elétrica

Logo abaixo, iremos te apresentar alguns aparelhos que a maioria das pessoas tem dentro de casa e que consomem uma boa quantidade de energia todos os dias e, junto com eles, te apresentaremos algumas dicas de como reduzir o consumo.

Geladeira e Freezer

  • Refrigeradores devem ficar o mínimo possível expostos ao sol e ao calor, por isso deixar geladeiras e freezer próximos à fogões, fornos ou janelas que tenham exposição direta ao sol. Além disso, o ideal é que a geladeira tenha 15cm de distância em todos os seus lados, em cima e também embaixo. 
  • O descongelamento do freezer deve ser feito periodicamente, conforme as instruções do fabricante e, para evitar que o seu freezer precise consumir mais energia, não fique tempo demais com a porta da geladeira aberta. 
  • Se você for se ausentar de casa, tente limpar a sua geladeira e freezer para mantê-los desligados ou, caso isso não seja possível, remova alimentos perecíveis e deixe a geladeira na temperatura mínima. 
  • Não coloque roupas e panos para secar na parte de trás da geladeira, nas serpentinas, pois quanto mais força for necessária para aquecê-las, mais energia será gasta. 

Chuveiro, secadores e chapinha

  • Você sabia que o chuveiro consome até 30% a mais de energia quando ele está ativado no máximo, ou seja, para aquecer o máximo que conseguir? Quando for possível, ou seja, nas épocas mais quentes, tente deixar o chuveiro consumindo o mínimo de energia possível, quase totalmente frio ou levemente em temperatura ambiente. 
  • Só ligue o chuveiro quando estiver pronto para o banho. Evite ficar com o mesmo ligado e a água correndo enquanto você não está se limpando, pois todas as economias com os outros aparelhos acabam indo pelo ralo. 
  • No caso de secadores de cabelo e chapinhas, o ideal é enxugar muito bem o cabelo com uma toalha de algodão, para só depois fazer o uso do equipamento. Quanto mais molhado o seu cabelo estiver, mais tempo o secador ficará ligado e, consequentemente, mais luz será gasta. 

Iluminação

  • As lâmpadas de LED são as mais novas queridinhas das pessoas que querem economizar energia. Além de iluminarem muito mais o ambiente, elas gastam 57% menos do que as lâmpadas convencionais fluorescentes. Excelente troca, certo?
  • Quando for trocar a cor da sua casa, dê preferência para paredes e tetos claros que refletem melhor a luz e, quando precisar fazer tarefas dentro de casa, aproveite toda a luz natural ao invés de acender as lâmpadas.
  • Se possível, invista em sensores de movimento que acendem as lâmpadas quando existem pessoas presentes no ambiente. Caso isso não seja possível, sempre desligue as luzes quando não houver pessoas presentes no cômodo. 

Máquinas de lavar e ferro de passar

  • Em primeiro lugar, máquinas de lavar roupa e louça devem ser ativadas apenas quando toda a sua capacidade estiver completa. Sempre que for colocar a lavar, use a dosagem correta de sabão em pó para evitar um segundo enxágue.
  • Deixe as roupas secarem bem ao natural e evite passar roupas úmidas, que demorarão mais tempo para ficarem desamarrotadas. Também é ideal deixar uma grande quantidade de roupas acumular para passar todas de uma vez.

Televisão, home theater e games

  • Não durma com nenhum desses aparelhos ligados e, sempre que um deles estiver ligado sem ninguém assistindo, desligue-o.

Ar-condicionado e aquecedor de ambiente

  • No momento da compra, você precisa encontrar um modelo que se adeque às características do seu ambiente e, sempre que estiver em uso, mantenha as portas e janelas do cômodo fechadas para que o ar concentre dentro do ambiente. 
  • No momento da instalação, sempre deixe a parte externa longe do contato do sol ou de iluminação que gere calor. Quando não estiver usando o aparelho, desligue-o. 
  • Limpe os filtros periodicamente. Os filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Além de economizar energia, você protege a sua saúde pois filtros sujos jogam poeira e outras partículas para o ambiente.

Celular e Energia Elétrica

  • Não use o celular enquanto ele estiver carregando, além de consumir mais energia até atingir sua carga completa, a vida da sua bateria ficará reduzida. 
  • Não deixe o celular na tomada depois que ele atingir 100% de bateria e sempre remova o carregador da tomada enquanto não estiver usando. 

Agora que você conhece todas as dicas para reduzir o consumo excessivo de energia elétrica dentro da sua casa, você está preparado para enfrentar a conta de luz no próximo mês. Ressaltando que a mudança da Aneel não atinge as pessoas que fazem parte do programa Tarifa Social, mas ainda assim todas a população devem reduzir o consumo de energia. 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…