Entenda o que é o IPCA e saiba para que é utilizado

Para quem está sempre ligado no mundo dos investimentos, em algum momento já se esbarrou com a sigla IPCA. Essa sigla se trata de um medidor do índice de inflação, na verdade é um dos mais importantes do país. Saber exatamente o que é o IPCA pode te ajudar muito no momento de fazer os seus investimentos. 

Anúncios

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é medido todos os meses pelo IBGE e o seu maior objetivo é mostrar a variação de todos os preços no comércio para as pessoas.

Neste artigo iremos oferecer todas as informações mais relevantes sobre o assunto. Entenda o que é o IPCA, como ele é calculado, para que ele é utilizado e muito mais.

O que é o IPCA

o que é o IPCA

Como já foi mencionado anteriormente, o IPCA é um dos índices de inflação mais importantes e tradicionais do país. O indicador foi criado no ano de 1979 e desde então vem calculando a variação de preço dos serviços e produtos oferecidos no varejo e consumido por todas as famílias do Brasil.

O IPCA tem o objetivo de abranger cerca de 90% de todas as pessoas que vivem em zonas urbanas. O resultado indica se os preços diminuíram, estão maiores ou permanecem estáveis durante todos os meses do ano. Por isso é tão importante saber o que é o IPCA.

Como o IPCA é calculado

O alvo do IPCA são as famílias que rendem de um a 40 salários mínimos, independente de qual seja a fonte de renda. Para conseguir chegar ao índice desejado são coletados os preços no primeiro dia do mês e no último. 

Os preços são coletados em estabelecimentos de prestação de serviços, lojas, internet e concessionárias de produtos públicos como energia elétrica e água. Os produtos que são avaliados possuem diversas naturezas e cada um tem um peso menor ou maior conforme o consumo da população.

O IPCA é o medidor principal, mas existem alguns outros semelhantes e que seguem exatamente a mesma metodologia. Agora que já sabemos o que é o IPCA e como é realizado o cálculo é o momento de entender para que ele pode ser utilizado.

Para que o IPCA é utilizado

O IPCA faz parte de uma estratégia política monetária muito importante. Esse é o maior indicador de referência para saber qual é a inflação. No ano de 2020 a meta era de 4% ao ano.

A taxa de juros é a ferramenta principal para fazer cumprir a meta de inflação e por isso a Selic é aumentada consideravelmente quando os preços começam a subir de uma forma mais perigosa.

Quando as taxas estão muito altas a tendência é que os créditos fiquem mais caros o que pode diminuir o consumo, mas quando todos os preços estão mais controlados, o Banco do Brasil consegue ter uma liberdade maior para estimular a economia reduzindo os juros.

Se por algum motivo o IPCA encerrar o ano com um nível acima do previsto, o presidente do Banco Central precisa oferecer explicações ao ministro da Fazenda e informar quais ações serão realizadas para que a inflação volte para um nível tolerado.

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo