Estágio não remunerado vale a pena?

Veja nesse artigo mais detalhes sobre estágio não remunerado e descubra se passar por essa experiência vale a pena para sua carreira profissional!

Anúncios

Chega uma fase da vida que os estudantes estão com muita vontade de ingressar no mundo profissional. Logo já pensam em começar um estágio.

No geral, as oportunidades para estágio remunerado são mínimas e muitas vezes incluem certos requisitos. Então a opção para muitos é começar um estágio não remunerado. Mas será que vale a pena investir nesse tipo de estágio?

Para responder a esse questionamento é preciso considerar muitos aspectos. Afinal, ainda que não haja valor financeiro envolvido, é necessário comprometimento e dedicação no estágio que o estudante se propõe.

Por outro lado, dependendo do caso, a experiência adquirida no estágio não remunerado vale muito mais do que um salário.

Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre as características e os benefícios do estágio não remunerado. Assim, poderá descobrir se fazer um estágio desse tipo é o melhor para sua carreira profissional.

Veja também:

Fazer estágio sem remuneração é legal?

O estágio não remunerado só é autorizado quando está dentro da grade curricular do curso do estudante. Ou seja, o estágio precisa fazer parte do processo de formação do mesmo. Caso contrário, ele é proibido perante a lei.

Faça como mais de 143.907 pessoas
Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

Os cursos que solicitam a realização dessa modalidade de estágio, são:

  • Administração;
  • Direito;
  • Enfermagem.
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Nutrição;
  • Todas as licenciaturas.

O estágio não remunerado também é chamado de estágio obrigatório, pois ele está previsto na grade do curso. Além disso, é necessário o acompanhamento do professor supervisor do estágio.

As regras dessa modalidade de estágio são as mesmas do estágio remunerado. A carga horária não pode ser superior a 6 horas por dia e o tempo de estágio não pode ser maior que 2 anos.

A cada semestre deve ser avaliado o desempenho do estudante, por meio de relatório com descrição das atividades propostas. O relatório precisa estar assinado pelo supervisor, pela empresa e instituição em que o aluno estuda.

Estágio não remunerado – Será que vale a pena?

Alguns alunos, ficam achando que o estágio não remunerado não vale a pena pelo fato de não estar recebendo uma remuneração.

Contudo, considerando o contexto geral dessa experiência é possível dizer que fazer um estágio sem remuneração compensa por vários motivos.

Primeiro porque ele é requisito para se formar e depois porque auxilia no ganho de experiência.

Inclusive as pessoas que não precisam fazer esse tipo de estágio devem procurar realizar serviços voluntários durante a graduação. Para que seja possível ganhar vivência na profissão.

Ainda que não haja dinheiro envolvido os benefícios são diversos, confira abaixo alguns:

  • Ganho de experiência, conseguir um emprego sem experiência comprovada é um desafio. Então, estágio sem remuneração e serviço voluntário podem incrementar seu currículo;
  • Supervisão profissional, poder ter o auxílio de uma pessoa formada com experiência, enquanto você desenvolve suas atividades, deixa você mais confiante;
  • Competências comportamentais, existem algumas questões que não se vê durante a graduação. Como controle de resultados, capacidade de adaptação, flexibilidade, responsabilidades pessoais. Tudo isso pode ser feito ao realizar o estágio não remunerado, porque o compromisso é igual a de um trabalho formal; 
  • Ampliação da rede de contatos, no estágio sem remuneração você conhece pessoas novas e já pode começar a estabelecer contatos que posteriormente podem te impulsionar na vida profissional, o famoso networking.

Não tenha dúvidas que vale a pena fazer e se dedicar durante o estágio não remunerado. Não pense apenas em valor financeiro e sim nas competências que vai adquirir! 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo