Existe depósito antecipado para pegar empréstimo consignado?

O pagamento de taxas, tarifas ou depósito antecipado para obter o empréstimo consignado ainda gera muitas dúvidas.  Veja se essas cobranças são consideradas legais.

Anúncios

O empréstimo consignado é um crédito destinado aos aposentados, pensionistas e funcionários públicos. Nesta modalidade, as parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria. Na prática, significa que uma parte da renda fica comprometida antes mesmo de o dinheiro chegar na conta do consumidor.

Como grande parte das pessoas que contratam o consignado são idosas, muitos golpistas acabam se aproveitando para aplicar fraudes solicitando um valor antecipado para que o empréstimo seja liberado.

abono esquecido pis
Imagem: Pixabay

Afinal, existe depósito antecipado para liberar empréstimo?

A resposta é simples: não! Nenhum banco ou instituições financeiras cobra valores antecipadamente para fazer a liberação de um empréstimo. Se você recebeu esse tipo de proposta, deve ligar o “sinal de alerta”. 

Todos os empréstimos consignados liberados são realizados por bancos ou instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central para atuar. Isso quer dizer que eles têm regras a cumprir e exigir depósito antecipado para liberar empréstimo é proibido pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Além disso, o empréstimo não é gratuito, a instituição financeira ou banco receberá dinheiro com a operação, por meio da cobrança de juros e de outras taxas. Sendo assim, não há sentido em solicitar valores antecipados para o contratante. 

Se por acaso isso acontecer com você, saiba que pode ser um golpe, um dos mais comuns aplicados hoje em dia. Na hora de solicitar um empréstimo ao banco, procure organizações renomadas, com histórico e credibilidade no mercado, assim, você evita esse tipo de dor de cabeça. 

Inclusive a Febraban alertou nesta semana sobre o tema, onde, segundo a Federação, a prática de solicitar a antecipação de alguma parcela ou de qualquer valor que seja pode ser um indício de que o cidadão pode estar sendo vítima de uma tentativa de golpe.

Saiba como se proteger

Portanto, concluímos que o processo de contratação do empréstimo consignado não exige nenhum tipo de pagamento antecipado, seja algum depósito, pagamento de entrada, ou adiantamento de parcela. 

Em relação ao adiantamento de alguma parcela, você pode fazer apenas se quiser, mas o banco não deve oferecer isso para você. Isso porque como o empréstimo consignado é descontado direto em folha.

De acordo com recomendações da Febraban, os bancos confiáveis ligam para seus clientes pedindo informações sigilosas como senha, números de cartão ou solicitação de depósitos antecipados.

O problema é que quando os golpistas conseguem informações pessoais e até sigilosas de alguém, essa pessoa acaba acreditando na história e caindo em um golpe.

Para evitar esse tipo de golpe, desconfie sempre de propostas super vantajosas, de compra de dívidas, da solicitação de antecipação de valores. Outro ponto importante para citar é que o INSS não oferece empréstimo, esse tipo de crédito é feito exclusivamente entre o segurado e o banco.

Em caso de dúvida ou qualquer desconfiança que você tiver em relação a isso, antes de tomar a atitude de aceitar o empréstimo ou fazer um depósito, entre em contato você mesmo com a central de telefonia do banco que está te oferecendo alguma vantagem.

Cai no golpe do depósito antecipado, e agora?

Se você chegou a aceitar uma proposta como esta, o primeiro passo é procurar imediatamente a instituição financeira e registrar sua reclamação no site consumidor.gov.br.
Vale ressaltar que é possível realizar o bloqueio da contratação do empréstimo através da plataforma Meu INSS (disponível em site e também em aplicativo de celular para Android ou iOS) .

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo