Gasolina 40 centavos mais cara; no entanto, há formas de economizar, confira
Se o valor da conta for abaixo de 0,70, o etanol vai compensar mais que a gasolina.
O preço da gasolina ficou mais caro nos últimos dias, já que a Petrobras reajustou o valor do litro do combustível em R$ 0,41 para as distribuidoras na semana passada. Desta maneira, para o consumidor, o valor ficou ainda mais salgado que já era.
Ainda mais para quem depende do carro para trabalhar diariamente e se locomover, o impacto do preço da gasolina pode ser grande. Então, para tentar minimizar esse problema, é possível ter alguns mecanismos, além do fato de utilizar o transporte público.
Até porque, em muitos casos, dependendo do horário, fica impraticável ou muito complexo ir de ônibus. No Brasil, esse serviço ainda está longe de ser o ideal.
Troca de gasolina por etanol pode ser alternativa
Em muitos estados brasileiros, o valor do preço do litro do etanol é mais baixo o suficiente para compensar em relação à gasolina. Desta maneira, a primeira forma de economizar é apostar neste combustível nacional.
Normalmente, em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, costumam ter o preço do etanol mais barato. Ainda assim, algumas dicas são essenciais para realmente economizar.
Na prática, o valor absoluto do litro do etanol é mais barato que a gasolina em todas as situações. Entretanto, o etanol costuma tem média de consumo 30% maior que a gasolina.
Portanto, uma dica poderá ajudar a saber se realmente valerá a pena. Neste caso, pegue o valor do preço do etanol e divida pelo valor do preço da gasolina.
Se o valor da conta for abaixo de 0,70, o etanol vai compensar mais que a gasolina. Caso contrário, não irá valer a pena.
Outra dica interessante é apostar em caronas compartilhadas com colegas e amigos que trabalham no mesmo lugar ou na mesma região. Desta maneira, é possível que se use o mesmo carro, onde um vai ajudar o outro no combustível, reduzindo sensivelmente as despesas.
E, quanto mais gente tiver para dividir o custo, mais barato vai ficar na hora de ir trabalhar. E ainda será possível revezar também o carro, diminuindo até mesmo o desgaste do veículo.
Mas, o que também pode ajudar a economizar é manter a manutenção do carro em dia. Desse modo, sempre vai ter um combustível mais econômico e um veículo mais seguro para dirigir.
Por fim, fazer trocas de marchas mais suaves e andar em velocidades mais baixas também poderá ajudar o motorista a economizar na hora de sentir o consumo da gasolina.
Saiba mais: Juros do consignado: menos de 2% ao mês. Entenda.