Imposto de renda: primeiro lote de restituição está se aproximando; confira

Quem fez a declaração corretamente em breve terá o dinheiro na conta.

A restituição do Imposto de Renda retido na fonte começa a ser feita nos próximos dias. Então, quem fez a declaração corretamente e enviou os dados para a Receita Federal, em breve terá o dinheiro na conta.

Além disso, também é importante lembrar que o dinheiro será devidamente corrigido. Desta maneira, se tinha um determinado valor para receber quando entregou a declaração, receberá um pouco mais, corrigido pela inflação do período, como uma forma de compensação do valor do imposto de renda.

Imposto de Renda e a atenção ao calendário

Agora, é um pouco mais difícil de saber o dia exato, mas tem como ficar atento ao prazo. Aliás, também é importante destacar que o prazo para declaração do Imposto de Renda este ano vai mais longe, até o dia 31 de maio.

Desta maneira, a restituição também começa um pouco mais rápido, a partir do próprio dia 31 de maio. De acordo com as regras da Receita Federal, os idosos terão preferência na hora de receber o dinheiro de volta e, depois, virão os demais grupos.

Mas, quem tiver algum tipo de doença mais grave, comprovada, também tem a prioridade. Mesmo que não tenha mais de 60 anos.

Outra coisa importante a se ressaltar é que, quanto mais cedo fizer a declaração, mais cedo vai receber o imposto. Então, nunca deixe para fazer o imposto de última hora.

Até porque, se faltar algum documento e for o último dia da entrega, não terá tanto tempo para corrigir e entregar. E, se tiver algum erro, seu Imposto de Renda poderá cair na malha fina, gerando até mesmo uma multa para quem não pagar.

Contudo, é sempre possível retificar o imposto de renda, após a entrega da declaração. Assim, poderá evitar problemas com a Receita Federal.

Quais os prazos de recebimento dos lotes

A seguir, confira as datas de todos os lotes da restituição do Imposto de Renda que serão usadas para o pagamento dos valores:

1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 31 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 29 de setembro

Então, quem deixar para fazer a declaração do Imposto de Renda apenas na reta final do prazo, provavelmente vai ficar para o final de setembro. Mas, o mais importante mesmo é receber essa restituição e saber aproveitar bem o dinheiro que terá de volta na conta, de acordo com o regulamento.

Saiba mais: Bolsa Família final 8. Veja quem tem direito a receber. 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.