Inadimplência preocupa governo em agosto; veja como evitar as dívidas

Se o consumidor não tiver a disciplina necessária para isso, poderá ficar em apuros

A quantidade de brasileiros endividados até diminuiu nos últimos meses, até por conta do programa Desenrola Brasil. No entanto, houve aumento de inadimplência e isso vem preocupando o governo.

Afinal de contas, quando há inadimplência, muitos credores ficam no prejuízo e os próximos inadimplentes vivem problemas. Isso porque passam a ter restrição no nome e não podem comprar diversos produtos, devido a isso.

Portanto, a inadimplência se torna uma bola de neve na economia e acaba causando sempre prejuízo. Assim, conseguir evitar contrair dívidas que não pode pagar é um grande problema para a economia de um modo geral.

Aumento na inadimplência

De acordo com os dados divulgados pelo governo, o número de pessoas inadimplentes está em 30%, o mesmo patamar de dezembro 2022. Por outro lado, os endividados caíram de 78,1% para 77,4% em um ano.

Na prática, a inadimplência trata de pessoas que estão com as contas atrasadas. Mas, o que leva alguém a ter contas atrasadas? Como resolver isso? Nesse post, vamos falar um pouco sobre como driblar o problema.

Primeiramente, é importante ter controle dos gastos e muita disciplina. Segundo muitos especialistas em economia, devemos somar, na ponta o lápis, tudo que temos de renda em um determinado mês.

Depois, é importante também listar e somar todos os gastos que temos, desde os mais essenciais até os mais supérfluos. No entanto, devemos sempre priorizar o mais importante.

Além disso, o que acontece muito com quem tem inadimplência é a possibilidade do uso do cartão de crédito. Isso porque começa a comprar coisas parceladas, não paga na hora, mas vai ter que pagar depois.

Então, se não tiver a disciplina necessária para isso, poderá ficar em apuros, como esse 30% de brasileiros que vivem uma situação de inadimplência. Como dito acima, quando se paga as contas em dia, todo mundo sai ganhando dentro da economia do país.

Inclusive, no caso dos endividados, pesquisas mostram que o cartão de crédito é, justamente, o grande ‘vilão’. Mas, neste caso, também é importante sempre ponderar antes de fazer uma compra.

E ainda vale se perguntar: ‘esse produto realmente é importante?’. Caso contrário, vale esperar um pouco e só comprar quando estiver em um momento financeiro melhor.

Por isso, a inadimplência é um momento onde não vamos conseguir pagar algo no momento e vamos tentar renegociar com o credor. E, até neste momento, podemos também tentar abatimento nos juros.

Saiba também: 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.