Inclusão digital para baixa renda; saiba como fazer para ter direito

Programa do Governo da direito a internet gratuita.

A inclusão digital é algo essencial nos dias de hoje, quando o mundo todo está praticamente conectado. Deste modo, que não tem acesso acaba ficando totalmente à margem das possibilidade e, assim, é preciso reverter a situação.

De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, hoje 90% dos brasileiros têm acesso à internet de alguma forma. Contudo, outros 10% ainda não têm e estão na mira para poderem, em breve, conseguirem a tão desejada conexão.

Outra questão importante é que, segundo também o governo federal, a chegada da tecnologia 5G proporcionou a melhora do sinal de internet. Consequentemente, vai facilitar o acesso para um número maior de pessoas.

CONHEÇA MAIS BENEFÍCIOS:

DINHEIRO ESQUECIDO

Com pedir o acesso à internet?

Agora, para os jovens que não têm acesso à internet, ou até mesmo pessoas de mais idade, existe um programa do governo que busca minimizar esse problema. Neste caso, se trata do Programa Internet Brasil, que visa atender cerca de 700 mil estudantes brasileiros.

No entanto, isso vale apenas para quem, comprovadamente, for de baixa renda familiar.  Neste caso, os jovens vão receber chips com acesso à internet, para o celular, onde vão poder estudar e conseguir fazer o que os demais colegas fazem.

Naturalmente, também vão poder usar o chip para se divertir e conversar com outros colegas. Afinal de contas, tudo isso faz parte da inclusão social.

Porém, para ter acesso a esse benefício, o estudante precisa necessariamente frequentar uma escola pública. Além disso, precisa ter inscrição no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal, feito justamente para conseguir controlar e ajudar as famílias de baixa renda.

Atualmente, de acordo o Ministério da Educação, muitos pais até têm internet no celular, mas os dados acabam em uma semana e o acesso fica limitado. Mas, com esse novo programa governamental, ficará mais fácil para os estudantes que buscam um acesso gratuito e de qualidade à internet.

Região Norte

Por fim, o trabalho de ampliação do acesso à internet vai acontecer principalmente na região Norte do país. Isso porque é uma região que tem mais dificuldade na estrutura necessária de telecomunicação, mas novas linhas estão sendo instaladas.

Por exemplo, a primeira linha desse novo projeto a ser inaugurada foi entre as cidades de Macapá, no Amapá, a Alenquer, no Pará. Então, com essas linhas de transmissão, os jovens poderão receber os chips e usar para fazer pesquisar e auxiliar nos estudos, segundo as informações também divulgadas pelo governo federal nesta última semana.

Saiba mais: Veja quem vai receber final 2 do Bolsa Família.